Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

31/01/2012 - 20h47

A busca pela vaga olímpica

O ano de 2012 vai ser tenso para as seleções que ainda não conseguiram vaga no torneio de vôlei dos Jogos de Londres. No feminino, a disputa mais acirrada será na Europa e na América do Norte e Central (Norceca). Ok, o Brasil também ainda não está classificado, mas não tem o que temer. Argentina e Peru, os mais fortes da América do Sul depois do time brasileiro, não têm a mínima chance de vencer o time do técnico José Roberto Guimarães no qualificatório, em maio, na cidade de São Carlos.

Na Norceca, são oito seleções na luta por uma vaga. A disputa será mesmo entre Cuba e República Dominicana, comandada pelo técnico brasileiro Marcos Kwiek. No torneio continental de 2011, as dominicanas surpreenderam e levaram a melhor sobre Cuba. Ficaram com a medalha de prata. Os Estados Unidos foram os campeões. Ou seja, as cubanas não terão vida fácil. Vale destacar que as jogadoras da República Dominicana têm perfil semelhante às de Cuba: são fisicamente muito fortes e têm uma impulsão admirável.

O qualificatório será em Tijuana, no México, entre 27 de abril e 6 de maio. As outras seis seleções inscritas são: Canadá, Porto Rico, Costa Rica, Trinidad e Tobago, Honduras e México. O time americano não participa porque já garantiu vaga olímpica na Copa do Mundo do Japão, em novembro.

A disputa vai ferver mesmo é na Europa. A grande surpresa é que a Rússia, atual campeã mundial, ainda não se classificou e vai estar nessa briga. O time vai estar com todas suas feras: a gigante Ekaterina Gamova e a ponteira Liubov Sokolova, uma das melhores jogadoras da história do vôlei. Aos 35 anos, ela faz planos: quer disputar a Olimpíada de Londres, lutar pela medalha de ouro e depois se aposentar da seleção.

Serão oito seleções na luta pela única vaga no qualificatório europeu entre os dias 1 e 6 de maio em Ankara, na Turquia. Elas estão divididas em dois grupos. No "A" estão Alemanha, Turquia, Croácia e Bulgária. No "B", Sérvia, Polônia, Rússia e Holanda. Os dois melhores de cada chave passam às semifinais.

Na Europa, quem está tranquila é a Itália. Campeã da última Copa do Mundo, a equipe já está classificada para os Jogos de Londres. As outras duas seleções classificadas nesse torneio são de outro continente: Estados Unidos e China.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página