Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

30/03/2012 - 17h01

As duas primeiras convocadas

Não dá para perder tempo. Com o tropeço do Brasil na Copa do Mundo de Vôlei, que valia três vagas para os Jogos de Londres, a seleção feminina terá que disputar um torneio que não estava nos planos: o Pré-olímpico Sul-americano. A competição será de 9 a 13 de maio em São Carlos e classifica uma equipe para a Olimpíada. As duas primeiras convocadas pelo técnico José Roberto Guimarães já começam a treinar nesta segunda-feira em São Paulo.

O técnico chamou apenas as atletas dos times já eliminados da fase semifinal da Superliga. Por isso, só a levantadora Dani Lins e a ponteira Sassá, as duas do Sesi, foram convocadas. O resto do grupo virá dos semifinalistas: Osasco, Rio, Vôlei Futuro e, se houver alguma surpresa, do Minas.

Pelo que tudo indica, não vai ter novidade na lista do Zé Roberto. Ele tem o hábito de chamar as atletas que participaram das últimas competições. A grande preocupação nessa seleção é a falta de uma levantadora titular definida e que segure bem a onda. Nem Dani Lins e nem Fabíola se firmaram na posição. Nos torneios da seleção, a história sempre é a mesma: Dani Lins começa como titular e depois perde a vaga para a Fabíola. Acho difícil o técnico convocar uma terceira opção às vésperas da Olimpíada.

Uma das posições mais disputadas será a de ponteira. Além da Sassá, deverão ser chamadas Paula, Mari, Jaqueline e Fernanda Garay. Ainda falta a Natália nessa lista. Ela retirou um tumor benigno na tíbia, ficou fora das quadras nesta temporada e a expectativa é que talvez consiga voltar para os Jogos Olímpicos. Uma ou duas ponteiras deverão ser dispensadas. A grande candidata é a Sassá, que tem bom fundo de quadra, mas dá prejuízo na rede.

O certo é que no Pré-olímpico Sul-americano o Brasil não tem a menor possibilidade de ser surpreendido. Só tem adversário fraquinho. A Argentina é a melhorzinha, mas não tem condições de ganhar das brasileiras. A seleção brasileira caiu na mesma chave da Colômbia e do Uruguai. No outro grupo estão Argentina, Peru e Chile. Dois de cada chave passam às semifinais.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página