Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

28/04/2012 - 16h38

Ricardinho e Bruninho, os escolhidos

O técnico Bernardinho não quer saber mais de pressões ou especulações de quem serão os levantadores da seleção brasileira na Liga Mundial e nos Jogos Olímpicos. Na relação dos 18 jogadores que vão começar a treinar nesta terça-feira, em Saquarema, ele só colocou dois jogadores dessa posição: Ricardinho e Bruninho. A expectativa é que fossem chamados três para depois um ser cortado. Mas William, Marlon e Rapha já ficaram de fora.

Pode-se até questionar se o William, eleito o melhor levantador da Superliga e campeão do torneio pelo Cruzeiro, não merecia uma chance na seleção. Ok, ele é talentoso, fez uma temporada de clubes melhor do que o Bruninho e merecia sim uma chance, mas também tem lógica o raciocínio do Bernardinho. Ele quis manter pelo menos um dos dois levantadores que participaram deste ciclo olímpico. Não dá para esquecer também que foi com o Bruninho como titular que o Brasil foi campeão mundial em 2010, em Roma.

Desde 2007, quando Ricardinho foi dispensado da seleção, o Bruninho vem enfrentando uma grande pressão, principalmente por ser filho do técnico Bernardinho e ter sido o escolhido para ocupar a vaga de titular. Ele é habilidoso, bom levantador, mas nas duas últimas temporadas não rendeu o mesmo dos anos anteriores. Foi exatamente nesse período que Ricardinho voltou a jogar no vôlei brasileiro defendendo o Vôlei Futuro.

Enfim, o que vale é que o Bruninho, com 25 anos, pode aprender e muito treinando na seleção junto com o genial Ricardinho, 36 anos. Mais: ser reserva do Ricardinho certamente também vai ser uma grande experiência para ele. O melhor de tudo é que a seleção brasileira voltou a ter o seu melhor levantador em quadra, as mágoas entre Ricardinho e Bernardinho parecem que foram deixadas de lado e finalmente teremos tempos mais tranquilos na seleção.

Nas outras posições, Bernardinho já definiu também os quatro centrais: Lucas, Sidão, Éder e Rodrigão. Os dois primeiros devem ser os titulares. Entre os ponteiros, foram chamados seis jogadores: Giba, Murilo, Dante, João Paulo Bravo, Lucarelli e Maurício. Para a fase final da Liga Mundial e da Olimpíada, dois devem ser dispensados. Mas nessas fases classificatórias da Liga, é importante o revezamento já que Giba, Murilo e Dante estão desgastados fisicamente e podem ser poupados. Sem contar que Lucarelli, do Minas, e Maurício, do Cruzeiro, duas das grandes revelações do vôlei brasileiro, vão ter a chance de jogar e quem sabe até surpreender. Boa a convocação dos ponteiros.

Bernardinho chamou quatro opostos: Wallace, Leandro Vissotto, Theo e Renan. Vissotto tem tido atuações irregulares na seleção, Theo ainda não se firmou como titular e Wallace, o atacante do Cruzeiro que parece até cubano pela altura que pega a bola, tem muita chance de conquistar a posição. O gigante Renan, de 2,17m e apenas 22 anos, fez uma boa Superliga pelo São Bernardo. É uma bela aposta do Bernardinho.

A estreia do Brasil na Liga Mundial será dia 18 de maio contra a Polônia, no Canadá. No dia 19, o adversário será a seleção da casa e no dia 20 a Finlândia.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página