Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

18/10/2012 - 19h10

Osasco e Cruzeiro na final do Mundial

DE SÃO PAULO

O vôlei brasileiro tem motivos para comemorar. O time feminino do Osasco e o masculino do Cruzeiro vão disputar o título do Mundial de Clubes de Vôlei nesta quinta-feira, em Doha, no Qatar. O Osasco teve uma semifinal sem sustos. Eliminou rapidinho a frágil equipe do Lancheras de Catano, de Porto Rico, por 3 sets a 0 (25/15, 25/13 e 25/15). Já o Cruzeiro sofreu. Travou uma batalha de mais de duas horas com o Skra Belchatow, da Polônia. Venceu por 3 sets a 2 (25/21, 23/25, 27/25, 23/25 e 15/9).

O Osasco vai enfrentar na final o Rabita Baku, do Azerbaijão e atual campeão mundial. O time brasileiro, comandado pelo técnico Luizomar de Moura, é o favorito. Conta com um timão: a oposto Sheilla e a levantadora Fabíola; as centrais Thaísa e Adenízia; as ponteiras Jaqueline e Fernanda Garay; e a líbero Camila Brait. Na parte psicológica, o Osasco também leva vantagem: na fase de classificação, venceu o Rabita Baku por 3 sets a 1.

As brasileiras vão ter que ficar especialmente ligadas em duas jogadoras adversárias: na central americana Foluke Akinradewo e na colombiana Madelaynne Montano, a recordista mundial de pontos em uma só partida, com 54 pontos.

O Rabita Baku impressionou com a facilidade como eliminou na semifinal o Fenerbahce, das ponteiras brasileiras Mari e Paula Pequeno. Favorito para chegar à decisão, o time turco perdeu feio. A derrota foi por 3 sets a 0 (25/18, 25/20 e 25/16) em pouco mais de uma hora de jogo. A maior pontuadora do jogo foi a Madelaynne, com 22 pontos. No Fenerbahce, quem mais pontuou foi a Paula. Fez 14 pontos. Mari jogou como titular e marcou oito pontos. Agora o time vai disputar, e certamente ganhar, a medalha de bronze já que o adversário é o Lancheras.

No masculino, o Cruzeiro terá um adversário bem mais complicado pela frente. Vai enfrentar o italiano Trentino, atual tricampeão mundial. Na fase de classificação, os dois times se enfrentaram e o Cruzeiro levou a pior. Perdeu por 3 sets a 2. O Trentino está invicto. Na semifinal, passou fácil pelo Zenit Kazan, da Rússia. A vitória foi por 3 sets a 0 (25/14, 25/20 e 25/14).

Detalhe: o Kazan tem quatro jogadores da seleção russa, atual campeã olímpica. Entre eles o oposto Maxim Mikhaylov, que aliás não estava em um bom dia. Fez só 11 pontos. O maior pontuador foi o oposto do Trentino, o tcheco Jan Stokr, com 22 pontos. O Trentino, que conta com o levantador brasileiro Rapha, tem dois grandes ponteiros: o búlgaro Kaziyski e o cubano Juantorena.

O Cruzeiro também está com um bom time. Precisa torcer para o oposto Wallace estar inspirado. Na semifinal contra o Belchatow, ele fez só nove pontos. O levantador William acionou bastante o central Douglas, que teve um belo aproveitamento no ataque. Bateu 15 bolas e colocou 13 no chão. Com mais dois pontos de bloqueio, foi o maior pontuador do time com 15 pontos. Quem fez mais pontos no jogo foi o sérvio Aleksandar Atanasijevic, do time polonês, com 29 pontos. O Belchatow vai decidir o terceiro lugar com o Kazan.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página