Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

30/09/2011 - 20h21

A surpresa asiática e a Copa do Mundo

Surpresa no mundo do vôlei. Pela primeira vez, o Irã conquistou o título asiático: superou a China na final por 3 sets a 1. Com esse resultado, garantiu uma vaguinha no torneio mais importante da temporada, a Copa do Mundo do Japão, que será disputada em novembro e classifica três seleções para os Jogos Olímpicos de Londres. Mas afinal, quem foi o responsável por essa façanha dos iranianos? O nome dele é Julio Velasco.

Para quem não lembra, Velasco foi o técnico da Itália nos seus anos dourados, na década de 90. Com ele no comando, a "azzurra" ganhou dois títulos mundiais e cinco da Liga Mundial. Na época, o técnico ficou conhecido como o mago do vôlei. Ok, ele também teve o privilégio de contar com uma grande geração de jogadores como Zorzi, Bernardi e Gardini. A única frustração dele nessa época foi não ter conseguido o título olímpico. Depois dessa fase na Itália, não teve mais tantas conquistas. Agora, Velasco fez história mais uma vez na conquista do primeiro título asiático do Irã.

Você deve estar se perguntando: e o Japão, a seleção mais tradicional no vôlei masculino asiático? Pois é, os japoneses estão mal. Ficaram em quinto lugar. A Coreia venceu a Austrália e acabou em terceiro lugar.

O certo é que agora os iranianos serão um dos adversários do Brasil na Copa do Mundo. O torneio terá a participação de 12 seleções. Já estão definidas onze: Japão (país sede); Brasil e Argentina (campeão e vice-campeão sul-americano); Sérvia e Itália (campeã e vice da Europa); Cuba e Estados Unidos (campeã e vice da América do Norte e Central); Irã e China (representantes da Ásia); Egito (campeão africano) e a Polônia, uma das convidadas. Resta definir a outra seleção convidada.

Já no feminino, a grande surpresa aconteceu no Campeonato Europeu. A Turquia, do técnico brasileiro Marco Aurélio Motta, eliminou a Rússia, a atual campeã mundial e que conta com a gigante Gamova. A vitória foi por 3 sets a 0. As russas acabaram em sexto lugar, uma tragédia para elas. Neste sábado, a Turquia vai enfrentar a Sérvia na semifinal. O outro confronto será entre Itália e Alemanha.

Já no Sul-americano feminino não tem nem graça. As seleções são muito fraquinhas. É só esperar a final de domingo entre Brasil e, provavelmente, Peru para confirmar a vaga para a Copa do Mundo.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página