Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

01/10/2011 - 18h23

Alemanha e Sérvia decidem título europeu

DE SÃO PAULO

Surpresa no Campeonato Europeu: a Alemanha derrotou a favorita Itália nas semifinais com uma vitória rapidinha por 3 sets a 0 (25/22, 25/22 e 25/17). As alemãs vão decidir o título continental neste domingo com a Sérvia, que travou uma batalha com a Turquia, do técnico brasileiro Marco Aurélio Motta. A vitória foi por 3 sets a 2 (25/10, 25/22, 23/25, 23/25 e 15/12).

As duas seleções finalistas têm motivo extra para comemorar: garantiram vaga para a Copa do Mundo do Japão, que será disputada em novembro e vale três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres.

Segundo o técnico da Alemanha, o italiano Giovanni Guidetti, dois fatores foram fundamentais para a vitória: um ótimo saque e paciência. Ele tem razão: a Itália sofreu muito para receber o saque adversário. E sem passe, tudo fica bem complicado. Além disso, a seleção alemã contou com um dia inspirado da Angelina Grun, a maior pontuadora do jogo com 17 pontos.

Uma curiosidade: Grun passou os últimos dois anos longe da quadra, só jogando na praia. Voltou para a seleção agora no Campeonato Europeu e está jogando um bolão. Para completar a história, as italianas atuaram muito mal. Uma das estrelas da equipe, a ponteira Francesca Piccinini, só marcou 4 pontos na partida inteira. Para a Itália resta agora torcer para ganhar um dos dois convites da Federação Internacional para disputar a Copa do Mundo.

O grande jogo da rodada foi mesmo entre Sérvia e Turquia. Essas duas seleções estão evoluindo muito e vão dar trabalho nas próximas temporadas. As turcas não conseguiram chegar à final, mas merecem muito respeito. Foram elas que venceram e eliminaram a Rússia, a atual campeã mundial, nas quartas-de-final.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página