Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

02/10/2011 - 22h18

O título do Brasil e o Europeu

DE SÃO PAULO

O Brasil cumpriu o roteiro mais do que previsto no Sul-Americano de Vôlei, em Lima. Em um torneio com seleções tão fracas, o título era uma certeza. A única possível dúvida era quem seria o adversário na final. A Argentina, hoje com um time melhor do que o decadente Peru, garantiu vaga na decisão. A seleção brasileira não quis saber de brincadeira. Passou pelas argentinas com uma vitória por 3 sets a 0 (25/10, 25/7 e 25/17).

O técnico Zé Roberto Guimarães não economizou forças. Começou o jogo com sua força máxima: a levantadora Dani Lins e a oposto Sheilla; as ponteiras Mari e Jaqueline; as centrais Fabiana e Thaísa; e a líbero Fabi. A Jaqueline foi a maior pontuadora do jogo com 14 pontos.

Esse time titular deve ser o mesmo que vai jogar no torneio mais importante da temporada: a Copa do Mundo do Japão, em novembro, e que vale três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres. A comissão técnica está preocupada com a preparação para essa competição, que exige muito das atletas. Serão 11 jogos em 15 dias. Mais: os confrontos serão contra grandes adversários. A preparação final vai ser feita durante os Jogos Pan-americanos, que serão disputados no México, a partir de 15 de outubro.

Além do Brasil, a Argentina também se classificou para a Copa do Mundo. Também foram definidos neste fim de semana os dois representantes do continente europeu: Sérvia e Alemanha, as finalistas do torneio continental. Na decisão do título, as sérvias venceram as alemãs por 3 sets a 2 (16/25, 25/20, 19/ 25, 25/ 20 e 15/9). O destaque foi a oposta sérvia Jovana Brakocevic, eleita a melhor jogadora do torneio.

A grande surpresa na Europa foi a eliminação da Rússia, atual campeã mundial, que acabou em sexto lugar e vai ficar fora da Copa do Mundo. Na decisão do terceiro lugar, a Itália sofreu mais um tropeço: perdeu da Turquia, do técnico brasileiro Marco Aurélio Motta, por 3 sets a 2 (25/21, 15/25, 25/27, 25/19 e 15/10).

Já estão classificados para a Copa da Mundo as seguintes seleções: Brasil, Argentina, Sérvia, Alemanha, Estados Unidos, República Dominicana, Quênia, China, Coreia e Japão. Faltam ser definidas as duas equipes que serão convidadas pela Federação Internacional de Vôlei.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página