Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

05/10/2011 - 22h14

A tabela da Copa do Mundo

A seleção brasileira feminina não teve sorte. Logo na estreia da Copa do Mundo de vôlei, no dia 4 de novembro, vai pegar o timão dos Estados Unidos, atual campeão do Grand Prix. No último confronto contra as americanas, as brasileiras perderam. Nas primeiras partidas é sempre melhor enfrentar adversários mais fracos já que a tensão e a ansiedade são maiores.

A surpresa foi que a Federação Internacional de Vôlei não convidou a Rússia, a atual campeã mundial, para disputar o torneio. Os dois convites ficaram com a Itália, quarta colocada no Campeonato Europeu, e a Argentina, vice-campeã sul-americana. A política foi mais forte. Pelos resultados em quadra, as russas mereciam muito mais o convite.

Com os convidados definidos, as doze seleções que vão participar da Copa do Mundo são: Brasil, Estados Unidos, Itália, Argentina, Quênia, Alemanha, Coreia do Sul, Sérvia, China, Japão, Argélia e República Dominicana. Vale lembrar que essa é a competição mais importante da temporada: vale três vagas para os Jogos de Londres.

A maior dificuldade na Copa do Mundo é superar o desgaste físico. Serão onze jogos em 15 dias. Não é fácil. Dos onze adversários que o Brasil terá pela frente, só quatro são mais fraquinhos: Argentina, Quênia, Coreia do Sul e Argélia. Nos outros confrontos, a seleção, do técnico José Roberto Guimarães, não vai poder vacilar. Se der bobeira, perde.

No masculino, o Brasil não pode reclamar da sorte: na estreia vai enfrentar o Egito. Um adversário perfeito para uma partida que sempre é tensa. Mas nos três jogos seguintes, a seleção, comandada pelo técnico Bernardinho, vai ter só pedreira pela frente: Estados Unidos, Itália e Rússia. Os outros confrontos serão contra China, Argentina, Cuba, Sérvia, Irã, Polônia e Japão. Dessas equipes, as duas convidadas foram a Rússia e a Polônia, que não conseguiram se classificar nos torneios continentais. Boas escolhas.

Para quem gosta de vôlei, a Copa do Mundo promete grandes jogos. O Irã, do técnico Julio Velasco, é o enigma do torneio. Estou curiosa para ver essa equipe jogar. Tirando Japão, China e Egito, os outros adversários vão dar trabalho.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página