Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

cida santos

 

18/10/2011 - 19h04

Brasil e Cuba

DE SÃO PAULO

Não tem mistério no torneio feminino de vôlei dos Jogos Pan-americanos, em Guadalajara. Brasil e Cuba vão disputar a grande final. Peru, México, Canadá e Porto Rico são fraquinhos. Os Estados Unidos estão com um time B: sete, das 12 atletas, estão disputando um torneio com a seleção adulta pela primeira vez. Já a República Dominicana veio com moral para o Pan. Foi vice-campeã continental, surpreendeu as cubanas e se classificou para a Copa do Mundo. Só que no México já perdeu do Brasil e de Cuba por 3 sets a 1.

Depois de acompanhar a vitória do Brasil sobre Cuba por 3 sets a 1, a conclusão é simples: a seleção caribenha vai dar trabalho nos Jogos Olímpicos de Londres. As duas ponteiras, a Kenia Carcases e a Yoana Palácios, são fisicamente muito fortes. O bloqueio do Brasil sofreu para marcar as duas. Cada uma delas fez 17 pontos. Outro destaque é a central Gyselle Silva: é rápida, tem muita força e um saque que é uma pedrada. O time cubano mantém a tradição e segue jogando com duas levantadoras/atacantes: Silie e Santos.

A boa nova no Brasil é que a Paula Pequeno aos poucos está voltando a jogar bem. Ela fez uma boa partida contra as cubanas, embora em alguns momentos estivesse muito marcada. O saque brasileiro demorou para entrar e por isso o time teve dificuldades para marcar os ataques adversários. Em entrevista depois do jogo, a Mari definiu bem a potência do ataque de Cuba: "Elas estavam fazendo buraco na nossa quadra". Quando o Brasil acertou o saque e o bloqueio, as coisas melhoraram e a seleção conseguiu fechar o jogo no quarto set.

Como acabou em primeiro lugar da chave, o Brasil já garantiu vaga na semifinal, que será disputada nesta quarta-feira. Vai enfrentar o vencedor das quartas de final entre República Dominicana e Porto Rico. Ou seja, vai pegar as dominicanas de novo. Na outra chave, os Estados Unidos conseguiram ficar em primeiro lugar. Na semifinal, vão jogar com o vencedor do confronto entre Cuba e Peru. Adivinhar esses resultados é fácil: as cubanas vão ganhar das peruanas, depois vão eliminar as americanas e farão a grande final com o Brasil.

cida santos

Cida Santos é jornalista e uma das autoras do livro "Vitória", que narra a trajetória da seleção masculina de vôlei, campeã olímpica em 1992. Escreve de segunda a sexta no site.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página