Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

humberto luiz peron

 

31/12/2012 - 11h41

Destaques de nosso futebol em 2012

DE SÃO PAULO

A passagem de um ano para outro é o momento ideal para realizarmos um balanço do que fizemos durante o ano e avaliarmos quais foram nossos acertos e nossos erros. Por isso, aproveito o período para fazer uma lista daqueles que conseguiram destaque atuando em nosso futebol em 2012.

Corinthians
Campeão da Copa Libertadores e também do Mundial, sem perder uma partida nas duas disputas, os corintianos não têm do que reclamar de 2012. Na equipe, destaque pelo conjunto forte armado pelo técnico Tite, grande responsável pelo sucesso do time, e nomes como Cássio, Danilo, Emerson, Guerrero e até o jovem Romarinho, que tiveram participações decisivas em partidas importantes do time na temporada.

Fluminense
O time carioca fez uma campanha espetacular no Campeonato Brasileiro. Não é nenhum exagero dizer que a equipe não teve concorrentes à altura no torneio, pois venceu a competição com incríveis três rodadas de antecipação. Destaque na campanha para o goleiro Diego Cavalieri, que garantiu com suas defesas vários pontos importantes para o time, e do atacante Fred, que foi o artilheiro do time na competição.

Atlético-MG
A equipe mineira não ganhou o título do Brasileiro, mas voltou a ter o papel de protagonista. Em 2012, o Atlético-MG voltou a ser respeitado e provou por que merece ser classificado como um dos "grandes" do nosso futebol.

Grêmio e Internacional
Ambos não conseguiram títulos importantes em 2012, mas Internacional e Grêmio, com boas administrações, estádios novos e descobrindo novas fontes de arrecadações, já estão em um patamar mais elevado que times do eixo Rio-São Paulo e angariam torcedores em todo o país, e não apenas no Rio Grande do Sul.

Portuguesa, Náutico, Bahia e Ponte Preta
O quarteto merece todos os elogios, pois, mesmo sem ter a mesmo orçamento dos grandes times nacionais, conseguiram ficar na Série A do Brasileiro. O que deve ser comemorado como a conquista de um título.

Goiás, Criciúma, Vitória e Atlético-PR
Os quatro times conseguiram o acesso para a Série A do Brasileiro. Entre eles, destaque para o Goiás, que começou o torneio muito mal, mas reagiu e ficou com a taça. Já Atlético-PR e Vitória voltam à primeira divisão querendo provar que a passagem pela Série B foi apenas um acidente de percurso na história desses dois clubes tradicionais. Por fim, o Criciúma espera acabar com a sina que persegue o clube, que é de logo cair quando chega à elite de nosso futebol.

Neymar
Conseguiu se firmar como o principal jogador do nosso futebol. Atualmente, muitos torcedores vão aos estádios para ver e reverenciar o atacante. A manifestação da torcida do Cruzeiro, aplaudindo o santista após uma atuação de gala dele em Minas Gerais, dá a dimensão de quanto Neymar é o grande ídolo brasileiro no momento.

Lucas
Mesmo vendido para o PSG no meio da temporada, o jogador mostrou muita vontade - e também futebol - nos últimos jogos do ano com a camisa do São Paulo. Não fugindo das divididas e sempre tendo disposição para suas arrancadas em direção do gol do adversário, foi o grande nome do São Paulo na conquista da Copa Sul-Americana.

Ronaldinho Gaúcho
Depois de uma passagem apagada pelo Flamengo, o jogador fez um Campeonato Brasileiro excelente pelo Atlético-MG. Desde que chegou a Belo Horizonte, ele parece ter readquirido a vontade de jogar. Está certo que ele nunca vai ser o mesmo jogador que foi eleito o melhor do mundo, mas, com a camisa da equipe mineira, ele voltou a dar passes importantes, dar várias arrancadas, partindo com a bola dominada, e também voltou a fazer gols.

Jogo despedida de Marcos
Em um país em que os ídolos são esquecidos depois que abandonam os gramados, foi emocionante o jogo que marcou a despedida do goleiro. Festa bem organizada, com a presença de vários craques do passado e, com o que é mais importante, com grande público, que foi ao estádio para prestar sua homenagem ao ídolo. Uma despedida digna da grande carreira que Marcos teve.

Se você acha que faltou algum destaque, comente abaixo.

Na próxima edição vou relacionar aqueles que pisaram na bola em 2012. Até lá.

Um excelente 2013 para todos nós.

Mais pitacos em: @humbertoperon

DESTAQUE

No futebol internacional, citaria Messi. Só o recorde de 91 gols marcados em um ano já é um feito incomparável. Mas, mais do que fazer gols, o grande feito do craque do Barcelona é que não temos no futebol mundial um jogador que consegue ter grandes atuações em quase todas das partidas - é difícil apontar um jogo em que o argentino não tenha brilhado.

ERA PARA SER DESTAQUE

Mais uma vez - e isso eu faço desde 2002 -, não posso deixar de agradecer a todos os leitores que prestigiaram este espaço e, em especial, àqueles que mandaram suas opiniões, elogios, críticas, sugestões e dúvidas. Também agradeço aos jornalistas que ficam na redação da Folha, muitos que nem conheço pessoalmente, e todas as semanas colocam meus textos no ar.

humberto luiz peron

Humberto Luiz Peron é jornalista esportivo, especializado na cobertura de futebol, editor da revista "Monet" e colaborador do diário "Lance". Escreve às terças-feiras no site da Folha.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página