Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

29/01/2012 - 08h55

Alckmin e Kassab venceram?

A pesquisa Datafolha sobre o apoio à operação dos governos estadual e municipal na cracolândia dá a seguinte resposta: até agora, pelo menos politicamente, Alckmin e Kassab venceram. E com folga: inclusive entre os eleitores do PT.

Mas essa é a primeira batalha --e a guerra está apenas no começo.

A verdade é que, para a opinião pública, atemorizada com a questão da segurança, viciado é uma questão de polícia, não social. É uma visão pobre, mas é assim que funciona. A ação do governo tem óbvias falhas (em parte por questões eleitorais), mas oferece imagens de polícia na rua. O que, para alguns, é higienismo, para a maioria é limpeza. Muita gente acha que o viciado é o único culpado de seu vício.

A vitória do governo é, porém, parcial e vai estar condicionada a uma sensação de ordem --o que pode acabar se forem criadas muitas pequenas cracolândias espalhadas pela cidade.

O poder público vai ter que, na marra, coordenar as ações de repressão, tratamento e prevenção para continuar seduzindo, num ano eleitoral, a opinião pública. Até porque o governo não tem como voltar atrás, e a questão entrou na agenda da cidade. O que é bom.

Isso mostra que, entre erros e acertos, as vantagens são maiores. Como estava antes, não vai ficar.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página