Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

12/03/2012 - 07h55

Idiotas de quatro rodas

No sábado à noite tivemos uma demonstração de inteligência comunitária, quando as pessoas tiraram, em São Paulo, a roupa para andar de bicicleta, transmitindo a sensação de vulnerabilidade diante da idiotice motorizada (acesse as imagens aqui).

A cidade começa neste mês uma experiência, comandada pelo Banco Mundial, para encontrar uma solução inteligente para nosso trânsito -- e vai traduzir não em corpos desnudos mas em números como somos idiotas de quatro rodas.

O Banco Mundial está começando neste mês uma experiência em dois condomínios de escritórios na cidade de São Paulo, cujo objetivo é espalhar-se pelo Brasil: fazer com que os funcionários desses prédios compartilhem seus carros.

O foco deles são o World Trade Center e o Centro Empresarial Nações Unidades (mais detalhes aqui).

O Banco Mundial faz muitos investimentos em transportes públicos (metrô e CPTM, por exemplo), mas está convencido de que a cidade tem de reduzir a dependência química do carro.

Daí que se vai mostrar, naqueles dois condomínios, onde está um pedaço da elite empresarial paulistana, com muitas empresas de alta tecnologia, que , como muitos funcionários fazem o mesma trajeto e no mesmo horário, o carro poderia ser compartilhado. Tudo isso é muito fácil com as novas tecnologias de informação.

Isso geraria menos dinheiro para o motorista (afinal, o custo seria compartilhado), menos engarrafamento e menos poluição. A imensa maioria dos carros na cidade tem apenas o motorista.

Se esse tipo de iniciativa se propagar, quem sabe podemos ser uma comunidade com menos idiotas de quatros rodas.

Já que o pedágio urbano tão cedo não vem (pela falta de coragem dos candidatos a prefeito), está aí uma solução óbvia que poderia ser estimulada pelos governos.

p.(star). *

Aliás, sinal de inteligência e sensibilidade foi o movimento que espalhou corações vermelhos em nossas estátuas (veja as imagens aqui).

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página