Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

14/06/2012 - 08h37

Ex-traficante embeleza SPFW

O ex-traficante Giovani da Silva Melo, mais conhecido como Cabelo, estava vestido com roupas simples, muito simples. Não desfilou. Nem desenhou nenhum modelo, mas embelezou a São Paulo Fashion Week muito mais do que as lindas modelos e seus exuberantes vestidos. Do meu ponto de vista, poucas coisas podiam ser mais belas.

Com humor e leveza, ele contou ontem sua história para uma plateia atenta e cheia de celebridades da moda, na sede da SPFW. Ele dominava o tráfico no Parque Santo Antônio, na zona sul de São Paulo. Era temido por todos. "Eu era o dono da favela, tinha tudo o que queria."

Mas acabou se encantando por um projeto de intervenção urbana, realizado na favela pelo designer Marcelo Rosenbaum. Eles estavam criando cor na comunidade e pintando as casas, com a ajuda de estudantes de arquitetura (veja aqui mais dados sobre os projetos sociais do designer).

Nada era feito sem a autorização do Cabelo, afinal era o dono dali. Ocorre que Cabelo viu toda aquela mudança. E também quis mudar. "Deixei tudo e fui procurar emprego." Deixou o reinado e aceitou um cargo quase anônimo. "Mas estou feliz e orgulhoso."

Tirou jovens do tráfico e, ainda por cima, passou a combater a venda de drogas.

*

Esse é daqueles casos que mostram o poder da educação contra a violência. Repito o que escrevi aqui na minha coluna sobre os arrastões em São Paulo. Sem melhores escolas, sempre haverá pouca polícia na rua e pouco espaço nas cadeias.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página