Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

26/06/2012 - 07h52

Impossível não ficar abatido

Impossível um paulistano não ficar abatido. Arrastões nos restaurantes, aumento no número de assassinatos e roubos. Está ameaçada uma das maiores conquistas da cidade: a violência ter saído da condição de epidemia.

Converso com donos de restaurantes e eles dizem que muitos clientes estão apreensivos, alguns lugares mais abertos perdem freguesia. As pessoas preferem ficar ainda mais trancadas. O roubo aumenta apesar do aumento do emprego. Para deixar os nervos ainda mais irritados somos brindados todas as semanas com novos recordes de congestionamento, além de tumultos no metrô. Abundam notícias de corrupção sobre liberação de obras na cidade.

A política não suscita, neste momento, esperança. Há uma onda de cinismo, do qual Maluf tornou-se símbolo. Depois de apoiar o PT, Maluf já garante apoio a Alckmin e assegura seus cargos no governo estadual.

Os dois maiores partidos --PSDB e PT-- transformam a eleição num trampolim para uma eleição "maior". Lula afirma que vai ajudar a "nacionalizar" a eleição e faz de seu candidato, Fernando Haddad, quase um assessor.

José Serra lança-se candidato sem um projeto de renovação, apesar de dizer que tem experiência e sabe o que fazer. Sabemos que, para ele, a prefeitura é apenas falta de alternativa.
Gabriel Chalita apresenta-se como o "novo", montado no PMDB --um dos símbolos do que há de mais velho na política. Uma de suas promessas: colocar pãozinho da merenda escolar. Fala que é oposição, mas seu partido está na prefeitura.

Felizmente, a criatividade e a ebulição da sociedade são maiores, muito maiores, do que vemos na gestão pública.

*

Um sinal de ebulição é a votação popular sobre as pessoas que fazem a diferença na cidade de São Paulo. Veja aqui os primeiros indicados na pré-seleção.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página