Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

28/06/2012 - 07h50

Simples e genial

Essa é daquelas invenções simples e geniais para ajudar a cidade a ser mais funcional e inteligente. E menos poluída. É um aplicativo que ajuda, em tempo real, alguém a compartilhar seu carro (mais detalhes aqui).

Chama-se Sidecar e começa a funcionar em São Francisco, nos Estados Unidos. Funciona assim: as pessoas se inscrevem no programa de compartilhamento de carros. O motorista sabe quem, na sua proximidade, quer a carona. Quem deseja a carona vê, na tela, a doação que ele teria de fazer. Topado, automaticamente o dinheiro é descontado pelo cartão de crédito.
Cada motorista é transformado potencialmente num taxista ocasional.

Esse tipo de invenção revela como uma parte da inteligência mundial está preocupada em ajudar a construir cidades que dependam menos de carros.

Em São Paulo, já cresce um movimento dentro das empresas, também usando tecnologia de informação, para os empregados compartilharem o carro, oferecendo benefícios (leia mais aqui).
Candidato sério à prefeitura deveria decretar que a era do automóvel particular dominando as cidades acabou.

*

Por falar em aplicativo, uma bela sacada foi a da Yoko Ono, ao criar um sorriso global (veja aqui).

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página