Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

03/07/2012 - 13h07

Um convite à roubalheira

Impossível --aliás, rigorosamente impossível-- não ocorrer roubalheira na questão das aprovações de imóveis na cidade de São Paulo. É apenas mais um entre tantos exemplos de como se criam dificuldades para vender facilidades (veja aqui).

Vemos esse convite explícito diante das medidas anunciadas pela prefeitura para tornar mais transparente o processo de construção e reformas de imóveis. O que se tinha antes era uma corrida de obstáculos (mais do que corrida, maratona), em que o indivíduo dependia de tantas repartições que, se quisesse tocar sua reforma ou obra, naturalmente esbarraria numa proposta indecente.

O que se fez agora foi simplificar o processo e usar a internet. Isso depois, claro, da porta estar arrombada por causa de uma série de denúncias.
Se quisermos ter governos mais honestos, não devemos esperar homens e mulheres honestas. Mas estruturas de decisão que inibam a roubalheira.

*

Por falar em simplicidade de gestão, vale a pena recordar uma dica valiosa: jovens estão criando um projeto na internet para identificar boas soluções de gestão pública. Deveria ser leitura obrigatória para qualquer candidato (mais detalhes aqui).

*

Outra dica é uma experiência que o Google está fazendo em São Francisco, nos EUA, para organizar melhor as informações de uma cidade. Uma aula de inteligência urbana (leia aqui).

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página