Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

27/11/2012 - 06h51

Primeira bobagem de Haddad

Comentava aqui ontem que a irritação dos motoristas aos domingos contra as ciclofaixas é reflexo de uma cidade incivilizada, marcada pela doença da carro-dependência. Outro sinal é o aplauso (ou silêncio) ao plano de Fernando Haddad de bancar com dinheiro do contribuinte a inspeção veicular. É sua primeira grande bobagem, anunciada agora com mais detalhes na Rede TV!.

Como é promessa de campanha, elaborada pelos marqueteiros, talvez ele não tivesse mesmo outro caminho. O fato é que para bancar sua promessa, a prefeitura terá de arrumar dezenas de milhões de reais. E para ficar um pouco menos caro, como ele está anunciando, terão de afrouxar a inspeção, cuja meta é evitar a poluição.

Não vou entrar em debate técnico, embora me pareça razoável que carros novos tenham um tempo maior antes da inspeção. Vai aumentar a poluição? Talvez não. Mas, de verdade, não é isso o que está importando.

Vemos a doença da carro-dependência quando uma cidade sem dinheiro, por exemplo, para creches e unidades de saúde decide subsidiar donos de automóveis. Isso quando toda a tendência civilizada é fazer com que paguem mais pela ocupação do espaço.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página