Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

04/12/2012 - 08h34

O melhor prefeito do mundo

Volto agora de Nova York sem receio de dizer que ali está o melhor prefeito do mundo: Michel Bloomberg. É um modelo a ser estudado pelos nossos prefeitos que assumem seus mandatos.

Ele está em seu terceiro mandato, com prestígio em alta. Se disputasse mais uma eleição, provavelmente venceria. Ele passa a sensação de que sua cidade é um país, onde ele é um presidente. Ao mesmo tempo, cuida como se fosse sua própria empresa. Não se importa em tomar medidas impopulares e enfrentar grupos, apostando no médio e longo prazo.

Durante seu mandato, ele tirou carro nas ruas, abriu espaços para pedestres e ciclistas, tornando-se um campeão mundial do meio ambiente entre prefeitos. Proibiu cigarro em lugares fechados. Combateu a obesidade, limitando a venda de refrigerantes.

Condicionou a avaliação do seu desempenho ao desempenho dos alunos. Brigou com as corporações e estimulou as mais diferentes experiências, fazendo de sua cidade um laboratório.

Bilionários e milionários sentiram-se estimulados a bancar essas experiências.

Para enfrentar o desemprego, estimulou ao máximo a geração de novas de empresas com base tecnológica. É a cidade que hoje mais gera start-ups. Atraiu universidades para estimular inovação.

Bloomberg criou a figura do estadista local, mas com influência mundial, tantas são as pessoas que visitam Nova York para conhecer os projetos urbanos para levar a seus países.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página