Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

13/12/2012 - 09h06

Faculdade do empreendedor

Pesquisas têm mostrado que uma grande parte dos jovens não quer ser empregados, mas montar seus próprios negócios. Mas a chance de quebrar a cara é alta por falta de formação em gestão.

Por isso, vale a pena acompanhar um projeto previsto para ser lançado em São Paulo no próximo ano: uma faculdade para a formação de empreendedores, com uma mensalidade em torno de R$ 90,00. Ou seja, praticamente de graça. Com certificado de ensino superior, é um curso de dois anos.

O interessante dessa proposta é a prática fora de sala de aula. Isso porque o projeto é tocado pelo Sebrae, que planeja envolver milhares de empresários ligados --são empresários que desenvolveram projetos ou fizeram cursos no Sebrae. Isso pode permitir a produção de cases e, mais importante, uma rede de estágios.

Os estudantes, depois de formados, terão a chance de criar suas empresas numa incubadora mantida pelo Sebrae, onde empresários seriam tutores. Ali, no prédio, haveria uma espécie de Poupatempo do empreendedor, reunindo entidades capazes de apressar a abertura de um negócio --desde alvarás da prefeitura a agências de crédito.

Se esse programa vai ser bem feito, vamos ter de acompanhar. Mas o fato é que faltam projetos educacionais para formar empresários, sem tanta teoria, mas com muita prática.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página