Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

15/12/2012 - 08h48

Faremos hoje sangue ou luzes?

A partir das 22h de hoje, a cidade de São Paulo terá um duro teste: será uma aula de civilidade ou mais uma demonstração de barbárie? Será sangue ou luzes?

Dezenas de milhares de ciclistas vão pedalar nas ciclofaixas pela madrugada, numa cena jamais vista em nossa cidade. A avenida Paulista, empanturrada de carros por causa da iluminação de Natal, terá de ceder espaço.

Mas existem riscos. Dai o teste. Já é arriscado pedalar de dia. Mais ainda de noite --e no final de semana combinado com as festas de final de ano, traduzido em mais bebida.

Sempre digo aqui que existe um lado heroico nessa conquista do espaço paulistano, como se fosse uma guerra de guerra contra a barbárie.

Se conseguirmos mostrar que, nessa madrugada, produziram-se mais luzes (e não sangue) teremos uma das mais belas imagens produzidas por São Paulo neste ano.

Nesse tipo de imagem é que se vai construindo uma nova mentalidade sobre como deve ser uma cidade.

Há um cansaço frequente com a quantidade de sangue que despejamos diariamente nas ruas. E já podemos ver, pelo números, que a resistência começa a funcionar.

As bicicletas na madrugada serão a melhor imagem dessa resistência.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página