Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

gilberto dimenstein

 

20/12/2010 - 08h26

Meu personagem do ano

Meu personagem do ano é a cidade do Rio de Janeiro.

Eles conseguiram montar uma notável aliança de governos federal, estadual e municipal, além de empresários e associações não-governamentais, que está transformado a cidade no maior laboratório social do pais.

Por causa dessa aliança, conseguiram dominar os morros como nunca foram dominados, além de implantarem projetos inovadores. O pagamento de bônus a policiais a partir do desempenho --a mesma será estendida aos professores. Há um intrincamento de projetos sociais só possíveis a partir daquela teia de alianças. Junta-se assim repressão com prevenção. É o caso dos programas de bairros educativos nas comunidades mais vulneráveis.

Há evidentemente muito desafio pela frente. Mas alguns resultados começam a aparecer, como o aumento recorde do emprego e a redução dos índices de violência.

O mais importante --e, por isso o Rio é meu personagem do ano-- é o modelo politico que viabiliza o futuro.

gilberto dimenstein

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página