Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

heloísa negrão

Boniteza  

21/01/2012 - 07h11

O "natural" das passarelas

Assim como a coleção de roupas, a maquiagem do desfile da Iodice no SPFW mesclou rock e luxo. "Ela é uma princesa, mas curte rock e entende de moda", diz Fabiana Gomes, maquiadora da MAC, enquanto passava os últimos detalhes aos outros maquiadores antes das modelos chegarem. Nessa maquiagem, a pele é de princesa, e os olhos, de roqueira.

Antes de começar a colorir o rosto da modelo, Fabiana aplica a "massagem que dá barato", segundo ela mesma define. Para amenizar o inchaço dos olhos da moça, a maquiadora pressiona com os dedões o osso que circunda os olhos da modelo. A moça não reclama dos dedos de Fabiana que parecem entrar em seus olhos. Afinal, olhos de princesa não podem estar cansados.

Heloísa Negrão/Folhapress
Fabiana Gomes, da MAC, faz massagem ao redor dos olhos da modelo no backstage do desfile da Iódice
Fabiana Gomes, da MAC, faz massagem ao redor dos olhos da modelo no backstage do desfile da Iódice

O restante do rosto também é massageado enquanto Fabiana esborrifa água termal Fix Plus e passa o primer.

"Sem textura de produto", repete a inúmeras vezes. É uma pele de mulher linda", diz, para que todos entendam que não pode haver vestígios de base Body and Face, ainda que ela esteja lá.

Ela aplica o produto com as mão e, com uma esponjinha específica para maquiagem, espalha ainda mais a base sobre a pele. Para que a cobertura fique ainda mais homogênea, Fabiana dá várias espirradas da água termal enquanto desliza a esponja suavemente. Essa técnica ajuda a "dissolver"ainda mais o produto na pele.

Ela pede atenção aos cantos do rosto para que não haja nenhuma diferença entre o tom da face, pescoço e orelha - todos devem ser cobertos pela fina camada de base.

O pincel de esfumar o côncavo é usado para passar o corretivo Cover Up na área embaixo dos olhos. As cerdas maiores e mais fofas ajudam a "afinar"a cobertura e fazer as olheiras desaparecerem.

Para finalizar, ela encosta o pincel no pó translúcido, retira o excesso nas costas da mão e passa pela testa, nariz e queixo da modelo. O restinho que permanece nas cerdas serve para dar uma pincelada nas pálpebras.

ROCK AND ROLL

Heloísa Negrão/Folhapress
Traço do lápis preto nos olhos da modelo; além de passar ao redor dos olhos, a maquiadora também faz um risco fino no côncavo dos olhos
Traço do lápis preto nos olhos da modelo; além de passar ao redor dos olhos, a maquiadora também faz um risco fino no côncavo dos olhos

Com o lápis preto Teddy ela delineia a raiz dos cílios superiores e inferiores. O côncavo dos olhos também recebe um traço fino.
Primeiro ela aplica a sombra marrom Eye Shadow Texture no canto externo dos olhos. Com o pincel, ela esfuma os traçados do lápis e a sombra.

Em seguida, o tom mais dourado da Metal-X Fusion Gold entra na mistura.

Segundo Fabiana, trata-se de um olho esfumado, porém com transições mais leves entre as cores. "Esfuma bem o finalzinho do olho para ficar com a passagem leve [para a cor natural da pele]. Não é um esfumado clássico", ensina.

Com o dedo anular, a maquiadora passa a terceira e última sombra. As pálpebras da modelo ganham o tom pêssego escuro e dourado da sombra Metal-X Cream Shadow Rusty.

Fabiana usa um pincel limpo para esfumar e deixar que a mudança entre as cores fique ainda mais tênue.

RÍMEL COM OS DEDOS

O ponto que permeia toda essa maquiagem é fazer com que a modelo tenha um ar sensual e natural. E para que os cílios não tenham aspecto "maquiado", Fabiana aplica o rímel com os dedos.

A façanha chama atenção de quem assiste à demonstração. Após o curvex, ela esfrega o pincel do rímel no dedo anular e passa na ponta dos pelos, de baixo para cima.

E é com o dedo do meio que ela aplica o batom, Kinda Sexy. Para tornar a modelo ainda mais sedutora, ela passa um pouco de gloss transparente no centro dos lábios. "É só uma luminosidade, não quero boca pingando", afirma aos seus pupilos.

Heloísa Negrão/Folhapress
Maquiadora passa blush em modelo
Maquiadora passa blush em modelo

PRODUTOS USADOS:

Fix Plus
Prep+Prime BB Beauty Balm
Body and Face
Cover Up
Teddy
Eye Shadow Texture
Metal-X Cream Shadow Fusion Gold
Metal-X Cream Shadow Rusty
Kinda Sexy
*No site brasileiro da loja, www.maccosmetics.com.br, estão disponível os endereços das lojas, porém não há produtos detalhados, nem preço

heloísa negrão

Heloísa Negrão, 27, é formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. É editora-adjunta de Novas Plataformas. Escreve às quartas e às sextas-feiras.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página