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heloísa negrão
Boniteza
O preço (literal) da beleza
A fila de espera na abertura da Sephora na última sexta-feira pode dar a impressão de que não há limites para os gastos com maquiagem e cosméticos.
Há três possíveis explicações para o empurra-empurra na inauguração da loja. Um: o fator promoção, já que as cem primeiras clientes que entraram na loja ganharam R$100 em produtos. Dois: a dinâmica seletiva da loja, em que somente um número pré-estabelecido de consumidoras entrava por vez para que o atendimento não fosse prejudicado. Três: ou talvez seja só pela novidade em si (lembram-se das filas na abertura da Starbuck's e do Burger King?).
Lucas Lima/Folhapress | ||
Fila em frente à loja de cosméticos Sephora, que foi inaugurada na última sexta-feira |
Só é certo de que não foram os preços dos makes da Sephora que atraíram as clientes. Ao menos é o que mostra a pesquisa feita pela empresa Kantar. Apesar da entrada de 1,2 milhão de consumidoras no mercado de maquiagem nos últimos três anos, o gasto médio anual de cada uma delas com produtos foi de R$ 53. Com esse mesmo valor é possível comprar apenas um batom da linha própria da Sephora, um dos mais baratos da loja.
Entre as classes mais altas os gastos sobem 36% e chegam a uma média de R$ 71,44 por ano. "Quando falamos do gasto médio de 15 milhões de consumidoras das classes A e B em cosméticos, entram todos perfis: as que compram muitos itens, mas pagando pouco, as que compram pouco, mas pagam muito e as que compram muito e pagam muito também", explica Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel no Brasil. E esses valores refletem a soma do gasto médio em quatro segmentos --lábios, unhas, olhos e rosto.
UNHAS E BOCAS FEITAS
Em todas as classes, esmaltes e batom são os produtos mais comprados e mais baratos. "Eles concentram 60% do negócio de cosméticos", afirma Pereira. Os estojos de maquiagem também fazem sucesso: no primeiro quadrimestre deste ano, 1,5 milhão de mulheres compraram estojinhos.
A pesquisa também mostra que a venda direta (de porta em porta, com catálogos de produtos, como os da Avon) detém 52% das vendas de maquiagens.
Já os cosméticos importados e vendidos em lojas, como na Sephora, "acabam tendo representatividade baixa para um universo de 67,5 milhões de mulheres [brasileiras]", explica Pereira. Porém, a executiva ressalta que o mercado de cosméticos é "bastante pulverizado" e que tanto as marcas baratas quanto as mais caras estão crescendo. Talvez mais um motivo para a fila na porta da Sephora. Nem que seja para comprar o batom do ano.
Gasto médio com maquiagem por região do país
RY'12 | |
---|---|
Total Brasil | 53.67 |
Norte + Nordeste | 56,55 |
Centro Oeste | 61,69 |
Leste+Interior do RJ | 63,14 |
Grande RJ | 49,08 |
Grande SP | 42.62 |
Interior SP | 47,1 |
Sul | 48.6 |
Gasto médio com maquiagem por classe social
População Brasil | |
---|---|
AB | 67,74 |
AB1 | 71,44 |
B2 | 65,03 |
C | 51,1 |
C1 | 51,3 |
C2 | 50,89 |
DE | 45,25 |
RY'2: período entre abril de 2011 e março de 2012
Renda média por classe: AB - R$ 4.372,58; C - R$ 2.027,70; DE - R$ 1.398,88
Fonte: Kantar Worldpanel
Heloísa Negrão, 27, é formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. É editora-adjunta de Novas Plataformas. Escreve às quartas e às sextas-feiras.
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