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heloísa negrão

Boniteza  

20/07/2012 - 15h08

O preço (literal) da beleza

A fila de espera na abertura da Sephora na última sexta-feira pode dar a impressão de que não há limites para os gastos com maquiagem e cosméticos.

Há três possíveis explicações para o empurra-empurra na inauguração da loja. Um: o fator promoção, já que as cem primeiras clientes que entraram na loja ganharam R$100 em produtos. Dois: a dinâmica seletiva da loja, em que somente um número pré-estabelecido de consumidoras entrava por vez para que o atendimento não fosse prejudicado. Três: ou talvez seja só pela novidade em si (lembram-se das filas na abertura da Starbuck's e do Burger King?).

Lucas Lima/Folhapress
Fila em frente à loja de cosméticos Sephora, que foi inaugurada na última sexta-feira
Fila em frente à loja de cosméticos Sephora, que foi inaugurada na última sexta-feira

Só é certo de que não foram os preços dos makes da Sephora que atraíram as clientes. Ao menos é o que mostra a pesquisa feita pela empresa Kantar. Apesar da entrada de 1,2 milhão de consumidoras no mercado de maquiagem nos últimos três anos, o gasto médio anual de cada uma delas com produtos foi de R$ 53. Com esse mesmo valor é possível comprar apenas um batom da linha própria da Sephora, um dos mais baratos da loja.

Entre as classes mais altas os gastos sobem 36% e chegam a uma média de R$ 71,44 por ano. "Quando falamos do gasto médio de 15 milhões de consumidoras das classes A e B em cosméticos, entram todos perfis: as que compram muitos itens, mas pagando pouco, as que compram pouco, mas pagam muito e as que compram muito e pagam muito também", explica Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel no Brasil. E esses valores refletem a soma do gasto médio em quatro segmentos --lábios, unhas, olhos e rosto.

UNHAS E BOCAS FEITAS

Em todas as classes, esmaltes e batom são os produtos mais comprados e mais baratos. "Eles concentram 60% do negócio de cosméticos", afirma Pereira. Os estojos de maquiagem também fazem sucesso: no primeiro quadrimestre deste ano, 1,5 milhão de mulheres compraram estojinhos.

A pesquisa também mostra que a venda direta (de porta em porta, com catálogos de produtos, como os da Avon) detém 52% das vendas de maquiagens.

Já os cosméticos importados e vendidos em lojas, como na Sephora, "acabam tendo representatividade baixa para um universo de 67,5 milhões de mulheres [brasileiras]", explica Pereira. Porém, a executiva ressalta que o mercado de cosméticos é "bastante pulverizado" e que tanto as marcas baratas quanto as mais caras estão crescendo. Talvez mais um motivo para a fila na porta da Sephora. Nem que seja para comprar o batom do ano.

Gasto médio com maquiagem por região do país

RY'12
Total Brasil 53.67
Norte + Nordeste 56,55
Centro Oeste 61,69
Leste+Interior do RJ 63,14
Grande RJ 49,08
Grande SP 42.62
Interior SP 47,1
Sul 48.6

Gasto médio com maquiagem por classe social

População Brasil
AB 67,74
AB1 71,44
B2 65,03
C 51,1
C1 51,3
C2 50,89
DE 45,25

RY'2: período entre abril de 2011 e março de 2012
Renda média por classe: AB - R$ 4.372,58; C - R$ 2.027,70; DE - R$ 1.398,88
Fonte: Kantar Worldpanel

heloísa negrão

Heloísa Negrão, 27, é formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. É editora-adjunta de Novas Plataformas. Escreve às quartas e às sextas-feiras.

 

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