Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

julia sweig

 

21/11/2012 - 06h00

O general e a heroína

Escreverei sobre o segundo mandato do presidente Obama nos próximos meses. Hoje, porém, tenho em mente um general e uma mulher.

O general, é claro, é David Petraeus, herói de guerra americano e celebridade da mídia, cujo caso cibernético e carnal com a biógrafa o forçou a renunciar à direção da CIA.

A mulher? Não é Paula Broadwell, sua amante, embora eu me sinta mal ao pensar que a narrativa pública, de modo geral, apresentou esse homem muito poderoso como vítima vulnerável dos braços esculturais dela, ao invés de vítima de seu próprio descuido e narcisismo.

Não, minha mulher do momento é Carrie Mathison. Como Broadwell, ela trabalha no setor de segurança nacional --para a CIA, na verdade, para penetrar e prevenir os mais graves ataques terroristas contra os EUA desde o 11 de Setembro.

A capacidade de Carrie de focar e trabalhar arduamente, mesmo em detrimento da sua saúde, é legendária. Seu intelecto obsessivo lhe permite encontrar ligações entre peças aparentemente díspares de quebra-cabeças e frustrar terroristas.

Sua intuição e arquitetura emocional lhe proporcionam habilidade incomum para captar os pontos fracos dos ativos humanos que ela cultiva e administra.

Ela já identificou terroristas em solo americano, até dentro de órgãos de segurança, mesmo quando seus colegas achavam que estava louca, ou talvez louca por homens, e a puniram por sua persistência.

Seus colegas são quase exclusivamente homens: subordinados, mentores e chefes, ou terroristas que ela espiona, manipula e persegue no Líbano, Iraque ou Washington. Carrie não é nenhuma santa moral e já teve no passado algum tipo de relacionamento pessoal com o homem que hoje é vice-diretor da CIA.

Carrie Mathison, um pseudônimo? Não --ela é a heroína do seriado de TV "Homeland".

Imperfeita, ferida, mas ainda assim capaz de empregar seus poderes do intelecto, da emoção, coragem física, intuição e sexualidade --isso mesmo-- a serviço da segurança nacional.

Não vou revelar as escolhas dolorosas que ela fará nos próximos capítulos. Talvez o tratamento que dá ao herói de guerra americano que virou espião terrorista Nicholas Brody não possa realmente ser visto como exatamente uma escolha, em vista dos sentimentos e deveres dela.

Seja qual for seu campo de atuação, as mulheres que trabalham em profissões em que são principalmente homens a redigir as regras do jogo sem dúvida vão se identificar com a frustração, persistência, garra e estresse enorme que a atriz Claire Danes retrata em Carrie.

Voltando à eleição: cinco mulheres novas foram eleitas para o Senado dos EUA, onde o total agora é o recorde de 20, entre cem cadeiras.

E 19 mulheres novas conquistaram lugares na Câmara, onde agora temos o recorde de 78 num total de 434 cadeiras. Levará tempo, mas as novas regras que elas escreverem e as lutas que travarem vão ter mais impacto por bem mais tempo que todos os dramas de TV, fictícios e reais, das últimas semanas.

@JuliaSweig

JULIA SWEIG é diretora do Programa América Latina e do Programa Brasil do Council on Foreign Relations

julia sweig

Julia Sweig é diretora do programa de América Latina e do Programa Brasil do Council on Foreign Relations, centro de estudos da política internacional dos EUA. Escreve às quartas-feiras, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página