Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

julio abramczyk

 

15/12/2012 - 04h50

Uma tradição em atualização médica

PASSADOS pouco mais de 50 anos do lançamento de sua primeira edição, em 1957, pelos professores Felício Cintra do Prado, Jairo de Almeida Ramos e José Ribeiro do Valle da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, a obra "Atualização Terapêutica 2012/13" mantém a praticidade que motivou o êxito das sucessivas edições da obra ao longo de meio século.

Nesta 24ª edição, em dois volumes, o professor Durval Rosa Borges, editor do volume "Diagnóstico e Tratamento", lembra que, além da abordagem de temas de atualização, a obra também tem por objetivo ajudar a organizar o conhecimento da medicina atual, permitindo ao médico "identificar o relevante e a descartar o falacioso".

São 601 temas distribuídos em 1990 páginas e 23 capítulos (denominados "partes").

De forma didática, cada um dos temas é apresentado com base na experiência de seus autores.

O segundo volume, "Urgências e Emergências", é coordenado pelos professores Álvaro Nagib Atallah, da Unifesp e Dario Birolini, da USP.

São 17 capítulos em 744 páginas analisando 147 temas de urgência, desde ocorrências com idosos e crianças às situações de risco de vida como o acidente vascular cerebral, traumatismos abdominais e torácicos, às repercussões sistêmicas como a disfunção de múltiplos órgãos.

O livro é um instrumento de consulta rápida e eficiente para médicos brasileiros que atuam nas áreas estratégicas da urgência e da emergência.

julio abramczyk

Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página