Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

luiz caversan

 

16/03/2002 - 00h00

Você conhece seu vizinho?

Meu vizinho de cima tem insônia. Não é toda noite, mas com uma frequência assustadora eu ouço ele caminhar pra lá e pra cá no apartamento, arrastar móveis, abrir e fechar gavetas, como que um fantasma a rondar madrugada adentro. Às vezes o barulho do vizinho incomoda um pouco, mas fico mais é penalizado com a falta de sono dele; quem de vez em quando tem insônia, como eu, sabe a tortura que é isso.

Moro há um ano e meio no atual apartamento, em São Paulo, e é só isso que sei de meu vizinho: que ele tem insônia.

Nunca o vi, quer dizer, pode até ser que tenha cruzado com ele no elevador ou na portaria, mas não saberia dizer que se trata do dito cujo.

Esse meu desconhecimento é fruto do isolamento a que a vida moderna nos relega, por mais próximos que estejamos das pessoas que nos cercam. Alguém vive a poucos metros de você e você não sabe quem é; se sabe, conhece mal, muito mal.

Quando me mudei para o atual endereço pensei seriamente em tomar uma atitude "socializante", em me apresentar a todos e tal.

Minha atitude "bom vizinho" não durou dois dias.

A decepção começou com o susto e a frieza que minha iniciativa provocou no primeiro morador que procurei. E a certeza de que deveria "ficar na minha" se confirmou em duas ocasiões seguidas, nas quais, todo pimpão, cumprimentei moradores do prédio no elevador e fui contemplado com o mais completo e deseducado silêncio. Até hoje teimo em cumprimentar a todos com quem cruzo -aprendi isso na boa e velha Vila Esperança, onde nasci e onde todos se conheciam e, bem ou mal, se relacionavam-, mas recebo de volta no máximo murmúrios, quando não o mais absoluto desprezo.

Pensei nisso tudo noite dessas, enquanto zapeava a TV e via a vida privada de dois grupos de desconhecidos sendo devastada na frente de todos -as turmas do Big Brother e da Casa dos Artistas-, enquanto meu vizinho arrastava móveis no seu anônimo martírio.

Se eu tivesse o mínimo saco de ver um desses programas, rapidamente estaria sabendo mais detalhes da vida de qualquer uma daquelas celebridades de araque do que o que sei sobre meu vizinho.

Não deixa de ser irônico que esse isolacionismo urbano tenha se tornado cada vez mais intenso justamente quanto mais as pessoas foram se aproximando.

Nos bairros de outrora, nas casas e sobradinhos que predominaram em São Paulo por dezenas de anos, a vida comunitária sempre foi muito ativa, estimulante e divertida devido ao grande número de atividades lúdicas que ocorriam nas festas juninas, nos Natais, sábados de Aleluia etc.

Quando as pessoas passaram a se empilhar nos milhares de edifícios que foram surgindo à medida em que São Paulo se megalopolizava, a "privacidade" passou a ocupar o espaço antes destinado à vida amena e simples de quem se conhecia pelo nome, sabia dos aniversários, se ajudava nos momentos de necessidade.

Hoje, eu não conheço quem mora junto a mim, tampouco a família do lado me conhece e a gente acha que está tudo bem.

Afinal, não interessa o "incômodo" das relações humanas se eu posso bisbilhotar o que quiser, sem dar satisfações a ninguém no maravilhoso mundo dos "reality shows".

*

Diversos leitores se sentiram estimulados com a coluna da semana passada, aquela em que listei dez coisas para se esquecer.

Alguns ficaram estimulados a me desancar: um perguntou se eu ganhava para escrever "aquilo", outro enxergou bairrismo paulista no fato de eu ter colocado Felipão na lista e um outro ainda disse que minha coluna é que deveria ser esquecida...

Mas muitos frequentadores deste espaço levaram a sério minha sugestão e mandaram suas listinhas. Eis aí algumas das coisas a serem esquecidas, segundo os leitores:

Zulmar Lopes:
1 - Que Jader Barbalho passou menos de 24 horas na prisão.
2 - As trapalhadas do "acidente-móvel" Rubens Barrichello.
3 - Sandy e Júnior invadindo nossos televisores a qualquer hora.
4 - César Maia e Garotinho brigando por espaço político.
5 - Que faltam pouco mais de dois meses para a Copa e nem um time escalado nós temos.
6 - O mau-humor do "puxador de samba" Jamelão.
7 - João Kleber e o conjunto de sua obra.
8 - A próxima viagem internacional de FHC, seja pra onde for.
9 - O voto obrigatório, que em vez de ser um direito do cidadão, neste país transformou-se em dever.
10 - Que todo estes escândalos vão cair no esquecimento.

Jane:
1 - Fernando Collor de Mello, o charlatão moderno
2 - Os discursos políticos no Brasil
3 - Que o voto é obrigatório
4 - O José Serra, que quer governar o Brasil e não sana nem os problemas do Ministério da Saúde.
5 - Que TV brasileira existe.
6 - Que a educação do Brasil vai melhorar.
7 - Que a renda do brasileiro vai melhorar.
8 - Que o rap é música.
9 - Que vamos ter cantora melhor que a Elis.
10 - Que o Rubinho vai ser melhor que o Sena.

*José Márcio Castro Alves: *
1- Que toda vez que o príncipe Charles vem ao Brasil, ele aparece dançando com mulatas cariocas ou chutando uma bola numa trave improvisada e sem goleiro. Aí ele chuta, e a bola entra. Todo mundo bate palma e todo mundo acha que aquele cenário carioca dantesco e porco é o Brasil. Que o Brasil é aquilo lá -praia pestilenta, podre e fétida, futebol e Carnaval
2 - Que os esportes fazem bem à saúde e qualquer campeonato é ópio de medíocres chefiados por bandidos como Ricardo Teixeira etcatervas.
3 - Que existe a família Sarney, que é sócia da Globo, que a família Barbalho que é sócia da Globo, que a família do ACM, que é sócia da Globo e que a Globo é sócia majoritária do processo de imbecilização da plebe tupiniquim em favor dessa escória abominável que é a elite nacional.
4- Que estamos à mercê da bandidagem, a começar pelos Três Poderes Constitucionais, exemplos vivos de corrupção e indecência sem precedentes na história da bandidagem universal.
5- Que um país que tem um serviço de saúde como o nosso e que o tal ministro da Saúde vai ao programa do Gugu pra fazer média usando crianças com defeitos físicos soa como um soco no estômago de qualquer inteligência mediana.
6 - Que ainda restam nove meses de um governo ladrão e corrupto que ainda quer mais mandatos e mais CPIs de corrupção abafadas com o aval de rascunhos humanos travestidos de congressistas.
7 - Que as TVs Senado e Câmara são custeadas com o dinheiro público mas o público não tem acesso a elas. Só os que têm 50 ou 70 reais pra pagar as TVs a cabo ou satélite podem assistir o que se passa no Congresso. Resta-nos, pois, a TV cassino do Silvio, o esgoto e a arrogância da Globo e os reality shows a fazer a cabeça dos nossos moços, pobres moços.
8 - Que um médico do Senado Federal, embora aposentado, recebe do erário mais de R$ 40 mil por mês com o argumento "direito adquirido", o que para mim soa como "indecência legalizada".
9 - Que somos uma nação inerte e impotente, além de paupérrima. Que o ensino na USP, Unicamp, Unesp e outras são de péssima qualidade e que 99% dos nossos diplomados não sabem sequer 10% do que deveriam saber.
10 - Que hoje é sábado, lindo sábado.

Amarildo:

Acho que fizestes uma lista que praticamente apanha as, de fato, 10 coisas atualmente mais aborrecedoras. Talvez só agregasse o fato de termos de aguentar o presidente americano achando que foi eleito para governar (?) e bombardear o mundo.

As que pensei para listar são, em verdade, subitens daquelas que arrolas: 1) o empurra-empurra dos governos (?) quanto a (ir)responsabilidade no combate à dengue; 2) que as coisas mais faladas na TV, depois de BBB e "Casa" são, como sempre, Gugu x Faustão, Huck x Raul e " Clone".

Danusa Marques (de Brasília:)
1 - Que os Estados Unidos sempre arrumam uma guerrinha pra aumentar seus gastos e fugir da recessão.
2- Que muitas pessoinhas passam dias estudando como invadir o computador alheio e acabar com as coisas que não lhe pertencem.
3 - Que a violência no Brasil é tão assustadora que fazem com que 51% da população, segundo a Folha, admita naturalmente a pena de morte.
4 - Que o Brasil se preocupe com a universalização do ensino fundamental, aiiiiiiinda.
5 - Que a alíquota do ICMS signifique 1/4 da minha conta telefônica.
6 - Que enquanto eu me preocupo com o ICMS, pessoas se preocupem com o preço da dúzia de ovos que não têm como comprar.
7 - Que na bagunça do caso Roseana x PSDB, mais importante seja a quebra da confiança entre aliados, e não as possíveis fraudes da Sudam.
8 - Que essa CPMF continue eternamente, embora fosse provisória.
9 - Que seja rotineira a intimidação de professores por alunos, levando inclusive a assassinatos de docentes.
10 - Que muitos pais espanquem seus filhos, achando um fato normalíssimo alguns leves soquinhos para (?) educá-los.

Mayalu:
1 - Que restam ainda nove meses para acabar o governo FHC, mas, se o Serra for eleito, teremos que assistir "O Clone" por mais quatro anos.
2 - Que todo mundo pede para o Romário estar na Seleção Brasileira, mas se esquecem de pedir também o Zico e o Pelé (grandes craques).
3 - Que se Roseana Sarney for eleita o Hino Nacional vai ter que mudar: "Ai esta Terra ainda vai ganhar sua punição, ainda vai tornar-se um imenso Maranhão..."
4 - Que os livros escolares dos EUA já ensinam geografia com um mapa da América Latina no qual o Brasil aparece sem a Floresta Amazônica ("área de preservação ambiental internacional").
5 - Que o Caetano Veloso continua cantando "o jarro arranha a aranha e a aranha arranha o jarro".

Fernando J. Karl:
1 - Que mesmo com polícia civil, militar e PF juntas não se consegue solucionar um assassinato de prefeito no Brasil.
2 - Para cada israelense morto são mortos três palestinos em razão de serem considerados terroristas.
3 - Que alegando um país de abrigar terroristas pode-se atacar qualquer país do mundo já que a ONU fecha os olhos.
4 - A governadora do pior Estado do Brasil pode ser candidata à presidência, além de figurar como uma das favoritas.
5 - Que uma mulher alega que somos preconceituosos com as mulheres em relação à política e ganha milhares de votos por isso.
6 - O presidente do Brasil que nunca está no Brasil pede para convocar um jogador de futebol para a seleção.
7 - Os países mais ricos podem mudar sua tributação de produtos importados e fazer os mais pobres cada vez mais pobres.
8 - Paga-se milhões em um imposto provisório que tinha como função encontrar recursos para a saúde e mesmo assim a saúde de um país é destruída por um mosquito.
9 - Fala-se abertamente que teme-se que a esquerda vença as eleições e a direita tente anular as mesmas.
10 - Ver a "casa" e o "big brother" é mais importante que ver a Seleção e existe até pessoas pedindo a "casa dos presidenciáveis" tamanha é a relação entre vida de brasileiro e reality show.

Elias Gibran Neto:
1 - Que nem estamos na metade do mês e o meu salário já foi pro beleléu.
2 - Que muitas contas deste mês ainda não foram pagas.
3 - Que não vou ter aumento salarial tão cedo.
4 - Que faço uma faculdade particular.
5 - Que vamos ter que aturar as baixarias típicas de campanha em um ano eleitoral.
6 - Que vamos ter que aturar a enxurrada patriótica da Rede Globo durante a Copa do Mundo.
7 - Que o homem mais poderoso do mundo é George Bush.
8 - Que o primeiro ministro de Israel é Ariel Sharon.
9 - Que a revista mais influente no Brasil é a Veja.
10 - Que ainda é segunda-feira.

Bruno S. Quirino (Pará de Minas - MG):
1 - Que o PT ameaça chutar a ideologia aliando-se ao PL e deixando de ser um dos últimos partidos limpos do País.
2 - que os poderosos do Brasil continuam achando o povo burro o bastante para engolir desculpas sobre fortunas desaparecidas dos papéis e encontradas em papel moeda sobre mesas.
3 - que a gasolina vai subir outra vez.
4 - que Roseana, apesar de empobrecer o Estado que governa cada ano mais, tem mais de 80% de aprovação do miserável povo maranhense.
5 - que o Atlético Mineiro não ganha um título expressivo há 30 anos.
6 - que o sujeito que atravessou com seu carro na frente do meu, por orientação do advogado da seguradora, não vai admitir a culpa, obrigando-me a travar uma longa disputa judicial, fato que só favorecerá à gigante empresa.
7 - que o PIB brasileiro cresceu 1,5% enquanto a renda do trabalhador caiu 3,9% em 2001, aumentando a desigualdade social.
8 - que George Bush proíbe o protecionismo em qualquer país do mundo, exceto nos EUA.
9 - que Paulo Maluf é um dos mais cotados nas pesquisas iniciais para o governo de São Paulo.
10 - que eu nunca consigo me livrar do cheque especial.

Roberta (Belo Horizonte):
Ah, eu até pensei em fazer uma lista das 10 coisas boas pra se lembrar. Mas tá cada vez mais difícil encontrar... A gente que tem o privilégio de fazer um curso superior e estar em contato direto com os acontecimentos e com a cultura, até pode procurar algo bom pra se manter cheio de esperança. Mas de que adianta, se quase ninguém dá valor a isso? Será que devemos desistir? Ai...sei não! Eu poderia dizer que a música brasileira é uma das melhores coisas da vida. Que a nossa poesia chega a todos os cantos do planeta, através de belas canções (agora por exemplo, ouço o Djavan...), através de poesia pura, da arte, da fotografia do Salgado... Que o nosso olhar sobre as coisas da vida e as coisas do mundo é diferente de tudo. Que brasileiro sempre acha solução pra tudo, até praquilo que não lhe agrada... E poderia falar de várias outras coisas que eu sei que vc tb sabe que são legais (da nossa receptividade, criatividade, solidariedade, pacifismo, riquezas naturais...), e só de pensar em tudo isso, meu coração de estudante já se enche de alegria e esperança de novo...

luiz caversan

Luiz Caversan é jornalista e consultor na área de comunicação corporativa. Foi repórter especial, diretor da sucursal do Rio da Folha, editor dos cadernos 'Cotidiano', 'Ilustrada' e 'Dinheiro', entre outras funções. Escreve aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página