Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

luli radfahrer

 

07/09/2011 - 03h30

A ditadura de certezas

A situação é banal e cotidiana, mereceria análise. Acesso o Google e digito "qual é". Antes que consiga concluir o raciocínio, o sistema se apressa a finalizar minha pergunta, sugerindo: "o seu talento?", "a boa?", "o período fértil", "o dia dos namorados?". Sua prestatividade é compulsiva, típica de quem tem 12 anos, está fascinado em aprender os segredos do mundo e em ler a mente de seu interlocutor.

Por mais que sua energia irrite de vez em quando, é cômodo ter um servo desses por perto. Chega a beirar a decadência a forma e a intensidade com que se pergunta de tudo a ele, até mesmo coisas cuja resposta é conhecida, como o site do banco, do jornal --ou do próprio Google.

Há pouco mais de uma década, a informação tinha mais gosto de aventura. Em uma festa, um especialista poderia fascinar seus interlocutores com teorias e leituras. Hoje ele seria contestado por smartphones, cujo acesso ao Grande Repositório teriam sempre a informação mais fresca, mais atualizada, mais popular.

Assinantes da Folha e do UOL podem acessar a íntegra da coluna aqui

luli radfahrer

Luli Radfahrer é professor-doutor de Comunicação Digital da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP há 19 anos. Trabalha com internet desde 1994 e já foi diretor de algumas das maiores agências de publicidade do país. Hoje é consultor em inovação digital, com clientes no Brasil, EUA, Europa e Oriente Médio. Autor do livro 'Enciclopédia da Nuvem', em que analisa 550 ferramentas e serviços digitais para empresas. Mantém o blog www.luli.com.br, em que discute e analisa as principais tendências da tecnologia. Escreve a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página