Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

mercado aberto

 

29/08/2012 - 03h30

ANS quer que plano cubra medicação domiciliar

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) vai propor incentivos para que as operadoras de planos de saúde cubram os medicamentos de pacientes crônicos que não estejam internados em hospitais.

A agência divulga hoje a abertura de uma consulta pública referente à proposta que estabelece princípios para a oferta de medicação de uso domiciliar a beneficiários portadores de algumas patologias crônicas.

O objetivo é reduzir o subtratamento das doenças de maior prevalência na população como diabetes mellitus, asma brônquica, hipertensão arterial, insuficiência coronariana e insuficiência cardíaca, entre outras.

A ANS não pode obrigar as operadoras a financiarem remédios de uso domiciliar.

A Lei 9656 permite a exclusão da oferta de medicação domiciliar pelos planos de saúde, o que impede a obrigatoriedade dessa cobertura. "Estamos propondo incentivos para as operadoras que oferecerem esse tipo de tratamento", diz Mauricio Ceschin, diretor-presidente da agência.

Editoria de Arte/Folhapress

"É um indutor. Acreditamos que os próprios consumidores e principalmente as empresas que contratam planos corporativos passarão a demandar essa cobertura como um benefício adicional", afirma Ceschin.

"Foi o que ocorreu com a proposta da ANS para que convênios oferecessem desconto ao usuário que cuida da sua saúde e participa de um programa de prevenção", lembra o diretor-presidente do órgão.

Para estudar o tema da oferta de medicação de uso em casa, a ANS criou um grupo técnico composto por representantes da saúde suplementar, entre outros.

O órgão abre uma consulta pública por pelo menos 30 dias, a contar da semana que vem. Depois serão colhidas sugestões para avaliação.

As propostas consideradas pertinentes pela agência serão incorporadas à resolução normativa, segundo a ANS.

*

QUILÔMETRO POR LITRO

Quatro montadoras irão entrar em 2013 no programa que classifica os carros conforme o gasto de combustível por quilômetro, segundo o Inmetro.

Citröen, Mitsubishi, Suzuki e Nissan entrarão no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (Pbev).

"Essas fabricantes estão em fase de teste para entrar no programa", diz Marcos Borges, responsável no órgão pelo Pbev, que conta oito montadoras e 181 modelos.

"O programa dá ao consumidor informação cada vez mais importante na compra de um carro", diz Reinaldo Moratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi.
Nissan, Citröen e Suzuki também confirmam participação.

Em 2013, as etiquetas informarão se o veículo emite gases poluentes como o monóxido de carbono.

Já em outubro, quando o Inmetro incluirá nessas etiquetas a quantidade média de gás carbônico liberada por cada modelo de veículo.

*

VENDAS DE NÃO-MEDICAMENTOS CRESCEM NAS FARMÁCIAS

As vendas nas maiores redes de farmácias e drogarias do Brasil cresceram 18,38% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os números, da Abrafarma, apontam que a elevação percentual do faturamento superou o crescimento em unidades, que foi de 8,66%.

"O tíquete médio está maior. O cliente tem escolhido produtos mais sofisticados, principalmente na área de perfumaria", afirma Sergio Mena Barreto, presidente da entidade.

Foram os itens definidos como não-medicamentos que impulsionaram o tíquete médio, segundo o executivo.

As vendas da categoria cresceram mais de 20% no período, enquanto os medicamentos tiveram alta de aproximadamente de 17%.

Os remédios genéricos também tiveram aumento expressivo, de 31,94%, de acordo com o levantamento.

Mais de 359 milhões de atendimentos foram registrados e cerca de 947 milhões de unidades, comercializadas no país, segundo a entidade.

Editoria de Arte/Folhapress

*

PREOCUPAÇÕES BRITÂNICAS

A economia é a questão mais importante enfrentada pela Grã-Bretanha para 42% dos britânicos, e uma das mais importantes para 61%, segundo uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos Mori.

No estudo, feito no início deste mês, o desemprego fica em segundo lugar, citado por 35% dos entrevistados (é o mais importante para 15%), seguido pelas relações raciais e de imigração, principal preocupação de 10% dos britânicos, mas citada por 23%.

Editoria de Arte/Folhapress

*

SEGURANÇA A Embrase, especialista em prestação de serviços nas áreas de segurança patrimonial e multisserviços, abriu novo escritório em Anápolis (GO). A empresa planeja abrir mais duas bases em 2012.

CASA A Leroy Merlin vai entrar no segmento de mostras de decoração neste semestre. A empresa montará uma casa com nove cômodos com base nos produtos que vende.

ROTA Quatro entre as dez cidades mais buscadas para o feriado de 7 de setembro são capitais nordestinas, segundo o buscador de viagens Mundi.

mercado aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página