Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

mercado aberto

 

19/02/2013 - 03h00

Sai registro de 1º remédio biológico 100% nacional

A Anvisa concedeu registro para a fabricação do primeiro medicamento biológico 100% nacional.

O Etanercepte, que trata de artrite reumatoide e outras doenças crônicas que afetam as articulações, será fabricado pela Bionovis em parceria com os laboratórios públicos Instituto Vital Brasil e Biomanguinhos.

A empresa é uma joint venture formada pelas farmacêuticas Hypermarcas, EMS, Aché e União Química.

O produto brasileiro deverá custar 50% menos que o importado em cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. Esse é o período de vigência da parceria a partir da oferta do medicamento.

A expectativa do Ministério da Saúde --um dos únicos compradores do remédio-- é economizar R$ 726 milhões no período. Hoje o medicamento é oferecido a 16.431 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A produção deve começar entre 12 e 18 meses. A expectativa é que o remédio esteja pronto para a comercialização em 2016.

Até lá, serão investidos R$ 30 milhões em estudos clínicos, segundo Odnir Finotti, presidente da Bionovis.

"É um produto de saúde pública. [A concessão do registro] é importante por criar um mecanismo para liberação mais rápida desses produtos", afirma.

O local onde será instalada a fábrica em que o remédio será produzido ainda não foi definido.

*

Compra e venda de grandes

O número de fusões e aquisições ocorridas em janeiro no país foi 8,6% menor que no mesmo período de 2012, segundo dados da PwC Brasil. Ao todo, foram 53 negócios, ante 58 no ano passado.

A queda não é considerada significativa pelo sócio-sênior da consultoria Alexandre Pierantoni.

"Não conseguimos traçar motivos para mudanças. O apetite estrangeiro e as oportunidades de consolidação de setores da economia brasileira continuam. As transações de porte vão continuar ocorrendo no país."

O setor de varejo concentrou o maior número dos negócios (19%) e desbancou o de TI (7%), que usualmente é líder em transações.

"Não vejo uma perda de atividade em TI, mas o consumo, e em consequência o varejo, tem perspectiva de crescimento nos próximos anos decorrente da queda do desemprego e da expansão da classe média."

*

À beira de um ataque de nervos

As críticas ao governo da Espanha e a suas medidas de austeridade foram o grande destaque da cerimônia de entrega do Goya, principal prêmio de cinema do país, ocorrida na noite de domingo.

Candela Peña, que foi eleita melhor atriz coadjuvante e que estava sem trabalho há três anos, foi a primeira a mostrar sua insatisfação.

"Vi meu pai morrer em um hospital público onde não havia cobertores. Também tenho um filho e não sei que tipo de ensino receberá. Sem saúde, cultura e educação, esse país não tem futuro."

Maribel Verdú, melhor atriz, dedicou a vitória aos que "perderam suas casas por causa do sistema corrupto".

O presidente da Academia de Cinema, Enrique González, reclamou da alta dos impostos diante do ministro de Educação, Cultura e Esportes, José Wert, que estava na plateia.

Javier Bardem, que recebeu o Goya de melhor documentário por "Hijos de las nubes, la última colonia", sobre o Saara Ocidental, disse que "no Saara não se pode tirar a população de suas casas, como aqui, porque ela já foi despejada há 35 anos".

*

Inseguro na economia

As maiores preocupações das empresas de seguro são as incertezas econômicas e a volatilidade do mercado financeiro. É o que revela um estudo realizada pela Economist Intelligence Unit feito com 332 seguradoras do globo.

Dessas, 36% das empresas de seguro de vida e 39% das seguradoras de outros segmentos responderam que a insegurança em relação à economia é o que mais afetará o setor.

O estudo revela que as empresas do ramo sofrem com a falta de credibilidade desde a crise global de 2008 e que os empresários temem envolver as seguradoras com outros problemas do sistema financeiro.

*

Transplante... Cerca de 1.800 itens, como órgão, tecidos e recipientes especiais, foram transportados em 1.131 deslocamentos aéreos pelo Brasil para procedimentos de transplantes nos últimos três meses de 2012.

...no ar Os dados são da Central Nacional de Transplantes (CNT) do Ministério da Saúde. Desse total, 98% foram transportados pelas empresas Avianca, Azul/Trip, Gol e Tam, que fazem parte da Abear, entidade que reúne as companhias do setor aéreo.

Marca registrada A empresa do Rio Grande do Sul de licenciamento Supermarcas fechou um acordo com a italiana Gianfranco Ferrè para representar a marca em negócios para a construção de empreendimentos imobiliários na América Latina.

com JOANA CUNHA, LUCIANA DYNIEWICZ e RONALDO PASCHOALINO

mercado aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página