Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

mônica bergamo

 

30/08/2012 - 03h00

Joaquim Barbosa quer discutir com Dilma critérios de nomeação de ministros do STF

Joaquim Barbosa já definiu uma de suas primeiras "missões" na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), que assume em novembro: abrir discussão com a presidente Dilma Rousseff sobre os critérios de nomeação dos próximos ministros da corte. Ele diz que está "extremamente preocupado" com as substituições Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Celso de Mello, que se aposentam em breve.

VASTO MUNDO

Barbosa diz que vai propor a Dilma a indicação de nomes "de fora desse microcosmo de Brasília, desse mundinho em que ministros vêm sendo escolhidos ultimamente". Defende que os indicados para o Supremo sejam "desvinculados dos interesses da máquina estatal e dos interesses privados" de grandes bancas de advocacia.

ALTO NÍVEL

O futuro presidente do STF afirma já ter uma lista de "pelo menos dez grandes nomes, grandes juristas, professores devotados ao interesse público e com visão de Estado, como são Britto, Peluso e Celso" que pode sugerir a Dilma. "Mas o importante não são os nomes e sim os critérios da escolha, com uma consulta completa, ampla e de alto nível."

NA PARADA

Na lista de candidatos ao Supremo que circula há tempos em Brasília estão ministros de tribunais superiores e também um integrante do governo --Luis Adams, atual advogado-geral da União.

MARISA MENGÃO

"Não preciso seduzir a torcida do Flamengo inteira. Encantar alguns já me satisfaz", diz Marisa Monte à reportagem de capa da revista "Bravo!", que chega às bancas na sexta (31).

ALERTA

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa) encaminhou ao ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, carta em que se diz "preocupada" com a situação da RedeTV!, que tem atrasado pagamentos e "pode gerar em breve situação parecida com que passaram a TV Tupi e a TV Manchete". A entidade pede que o ministério crie um departamento técnico para fiscalizar a liquidez e a administração de emissoras de televisão.

SUPERIOR INCOMPLETO

Quando terminar de gravar a novela "Avenida Brasil" (Globo), Nathalia Dill quer voltar a estudar. Mas acha que foi jubilada da graduação de direção teatral, que começou a cursar na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). "Tranquei a faculdade em 2007, acho que não consigo mais voltar. Vou fazer um curso mais livre."

DE JOSÉ PARA JOSÉ

O empresário José Victor Oliva, da Holding Clube, ofereceu em sua casa jantar para o candidato do PSDB à Prefeitura de SP, José Serra. Estiveram no Jardim Guedala na terça (28) Manuela Vivo, da Liberty Seguros, o publicitário Washington Olivetto e o ex-piloto Emerson Fittipaldi, entre outros.

PONTO DE...

No jantar oferecido a ele por José Victor Oliva (fotos abaixo), José Serra (PSDB-SP) tentava animar os convidados, preocupados com informações de que as próximas pesquisas eleitorais poderiam registrar nova queda de sua candidatura a prefeito. "Eleição só é fácil a posteriori. Mas quem acha isso no começo da disputa em geral perde. Eleição se disputa sempre com um certo grau de tensão."

...INTERROGAÇÃO

No encontro, amigos do tucano revelavam que a maior dificuldade que encontram quando pedem votos para ele é a crença de que pode deixar a prefeitura para disputar a Presidência. "Dizem: 'Serra tá bem, ele é ótimo, correto, mas vai sair'. Quero dizer a vocês que não estou entrando pra sair", afirmou Serra num rápido discurso.

DOSE CAVALAR

E outros convidados tentavam arrancar do publicitário Washington Olivetto uma fórmula capaz de reverter a rejeição do tucano nas pesquisas. À artista Maria Bonomi, ele usou um ditado inglês para explicar por que prefere ficar longe de campanhas políticas: "O camelo é um cavalo desenhado por um comitê".

CURTO-CIRCUITO

O show "Aventureiros", com Gero Camilo, é nesta quinta (30), no Estúdio Emme. 18 anos.

A Jaeger-LeCoultre celebra nesta quinta parceria com a equipe de polo de Rico Mansur, no JK Iguatemi.

A mostra "Duas na Sala do Trono", de Fernanda Chieco, abre nesta quinta na galeria Eduardo Fernandes.

Daniel Magnoni fala no Congresso Paulista de Nutrição, nesta quinta, em São Paulo.

Com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, CHICO FELITTI e LÍGIA MESQUITA

mônica bergamo

Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página