Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

15/09/2012 - 03h00

Estratégia de expor Serra abre crise no QG tucano

DE SÃO PAULO

Sai ou não sai? A estratégia de intensificar a presença de José Serra nas ruas na reta final da campanha, culminando com um comício no Anhangabaú, abriu crise no QG tucano. Conselheiros do candidato tentam demovê-lo, argumentando que a superexposição teria pouco resultado prático, além de deixá-lo vulnerável a hostilidades. Defensores da iniciativa consideram a série de atos públicos necessária para responder ao PT, que acusa o tucano de se esconder por causa da sua taxa de rejeição.

Piloto A mobilização será testada hoje, em encontro do candidato tucano com professores. A campanha quer levar 3.500 docentes às escadarias do Teatro Municipal.

Chamada oral O ato deste sábado é organizado pelo candidato a vice, Alexandre Schneider (PSD), ex-secretário paulistano da Educação. Geraldo Alckmin, convidado, não participará. Gilberto Kassab prometeu comparecer.

Com açúcar... A campanha de Haddad lança hoje no rádio spot novo com a música "Doce de Coco", sucesso de Wanderley Cardoso na Jovem Guarda. O refrão cita Serra como "aquele político que deixa mandato no meio''.

... sem afeto O refrão é: "Você não é doce de coco, mas enjoei de você". E termina com um locutor, em tom debochado: "Quando o povo enjoa, não tem remédio''.

RSVP 1 O ex-presidente Lula tentou convencer Dilma Rousseff a participar do evento amanhã que reunirá Fernando Haddad e Eduardo Campos (PSB) em São Paulo, mas a presidente não virá.

RSVP 2 O presidente nacional do PT, Rui Falcão, que se indispôs com Campos, confirma que irá ao almoço.

Casal 20 Enquanto Gustavo Fruet (PDT), aposta de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo em Curitiba, patina nas pesquisas, Enio Verri (PT), ex-chefe de gabinete do ministro no Planejamento, lidera em Maringá, com 31%, segundo pesquisa do Ibope.

Em família Já a ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes, irmã de Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), está em terceiro lugar em Londrina, com 8,6%, de acordo com dados do Instituto Portinari.

Não é... Ao mudar seu entendimento sobre lavagem de dinheiro, José Antonio Dias Toffoli foi alvo de críticas de colegas. Para ministros, Toffoli fez "manobra diversionista'', já que a decisão não atinge o núcleo político do mensalão. José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares não respondem pelo crime.

... o que parece Toffoli reconheceu a organização criminosa como delito antecedente para a lavagem de dinheiro. Nos bastidores, foi comparado a Ricardo Lewandowski. "Ele fez como o revisor, que começou endurecendo com Henrique Pizzolato e suavizou com João Paulo Cunha'', diz um ministro.

‌Serão Sem consenso para a realização de sessões extras, ministros querem propor ao presidente do STF, Carlos Ayres Britto, que nos dias em que não houver expediente no Tribunal Superior Eleitoral, como segundas e quartas-feiras, o julgamento seja estendido.

Que fase De um membro da corte, ironizando o fato de a defesa de João Paulo Cunha comemorar a hipótese de o petista ser condenado a regime semi-aberto: "Discutir mais prisão e menos prisão parece brincadeira!".

Visita à Folha Celso Russomanno, candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Marcos Pereira, presidente do PRB.

*

TIROTEIO

"É o modo tucano de governar: enquanto Dilma anuncia redução no valor das contas de luz, Alckmin eleva a tarifa da água em 6%."

DO LÍDER DO PT NA CÂMARA, JILMAR TATTO (SP), fazendo analogia entre as iniciativas dos governos federal e paulista quanto às tarifas públicas.

*

CONTRAPONTO

Após os ministros Rosa Weber e Luiz Fux, José Dias Toffoli explicava anteontem ao plenário do Supremo Tribunal Federal as fundamentações de seu voto sobre lavagem de dinheiro quando chegou à ré Geiza Dias.

Seguindo o revisor, que a absolveu, Toffoli usou trecho de e-mail considerado como prova pelo relator:

- Condenar alguém por conta de um beijo...

Barbosa, de pronto, o interrompeu. Advertido de que o ministro ainda concluiria seu voto, ironizou:

- Achei que fossem beijos para todos nós...

A ministra Rosa caiu na gargalhada.

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página