Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

14/10/2012 - 03h00

Governo vai oferecer a SP mais vagas nos presídios federais

Além das fronteiras

Em meio à troca de farpas entre Geraldo Alckmin e o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sobre a responsabilidade da crise na segurança, o governo federal oferecerá ao Bandeirantes mais vagas para detentos paulistas de alta periculosidade em presídios federais. A ideia é mover líderes de facções criminosas para unidades distantes de São Paulo, a exemplo do que ocorreu em Alagoas, que "exportou" 21 presos perigosos e reduziu em 15% a taxa de homicídios em 90 dias.

Flashback Tal operação envolve risco, segundo avaliação de integrantes do governo paulista. A remoção de chefes de células do PCC para estabelecimentos prisionais fora do Estado poderia levar a facção a represálias similares às adotadas na série de ataques de maio de 2006.

Galeria A estreia de José Serra no palanque eletrônico do segundo turno, amanhã, terá mensagem de agradecimento pelos votos obtidos e imagens dos eventos de apoio de PPS, PDT e PTB.

Terceirizado Há dúvida no QG tucano sobre o conteúdo do primeiro programa, mas a tendência é que o mensalão ganhe espaço de destaque. Se o tema não estiver na fala do candidato, pode ser lembrado por narrador na abertura ou no término.

Arsenal O marketing de Fernando Haddad tem peças já gravadas com pontos tidos pelo PT como vulneráveis da candidatura de Serra, como os casos Controlar e Aref, as privatizações e as relações com o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza.

Stand by O uso ou não do material dependerá das pesquisas qualitativas e do tom adotado pelo tucano na TV.

Os azuis Recém-incorporado à campanha haddadista, Gabriel Chalita (PMDB) terá sua imagem explorada à exaustão na propaganda e nas agendas do candidato sobretudo pela inserção no eleitorado do centro da capital.

Sincretismo Acordo entre PT e PRB em Salvador inclui não apenas o apoio do candidato derrotado Bispo Marinho a Nelson Pelegrino. O governador Jaques Wagner trabalha pelo engajamento de toda a estrutura da Igreja Universal na ofensiva contra o democrata ACM Neto.

Técnico... Após consultar conselheiros e ministros, Dilma Rousseff baixou pacote de nomeações para dez tribunais regionais eleitorais e do trabalho. Manteve suspense, contudo, na indicação do substituto de Hamilton Carvalhido, aposentado no ano passado do STJ.

... ou político? Nos bastidores, o acreano Sammy Lopes, primeiro colocado na lista enviada ao Planalto, recebe o apoio dos irmãos Tião e Jorge Viana (PT-AC). A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) tem simpatia pelo paranaense Sérgio Kukina, segundo na relação. O terceiro no páreo é Eduardo Sabo Paes.

Para depois Aconselhada a optar por técnicos nas escolhas, sobretudo pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, a presidente adia a decisão há cinco meses. Ela recebeu os nomes indicados do Ministério Público para a vaga em 21 de maio.

Na rampa Em protesto contra as demissões na indústria automobilística, sindicalistas prometem instalar linha de produção improvisada para montar dois veículos em frente ao Palácio do Planalto na próxima semana.

Vizinhos O atual embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz, é um dos favoritos para assumir a chancelaria do país no novo governo que Hugo Chávez compõe. Franco-venezuelano, o diplomata é um dos homens de confiança do presidente reeleito.

*

TIROTEIO

Que moral tem Ciro? Ele disputou com Lula e só não enfrentou Dilma porque o PSB não deixou. Eles têm sede de poder desmedida.

DE LUIZIANNE LINS (PT), prefeita de Fortaleza, sobre pressão dos irmãos Ciro, Cid e Ivo Gomes para que Lula não suba no palanque do PT na capital cearense.

*

CONTRAPONTO

Fla-Flu

Dias após a mais acalorada discussão com Joaquim Barbosa, o ministro Marco Aurélio Mello aguardava no plenário do STF o início de mais uma sessão do mensalão. Aproveitou para cumprimentar uma roda de advogados. Começaram, então, a falar de futebol.

Flamenguista, Mello colocou o hino do seu clube no celular e não perdeu a chance de alfinetar Barbosa:

--Muito embora alguns não estejam acostumados com a divergência, eu estou. Minha mulher é Fluminense!

Os advogados, que não acompanham o relator do processo do mensalão, caíram na gargalhada.

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página