Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel

 

19/04/2013 - 03h00

Por Feliciano, PSC pode pedir cassação imediata de condenados do mensalão

Na mesma moeda Após cobrar a saída de mensaleiros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputados do PSC estudam pedir sua cassação imediata. O alvo é o PT, que defende a renúncia de Marco Feliciano ao comando da Comissão de Direitos Humanos. Eles esperam o acórdão do STF (Supremo Tribunal Federal), que sai hoje, para pedir que José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (SP) percam o mandato já na fase de embargos. O líder André Moura (SE) diz que a ação não tem seu aval.

Déjà vu Quem acompanha a novela da substituição de Ayres Britto no STF, que se arrasta há cinco meses, compara o processo à escolha de Ricardo Lewandowski, em 2006. Assim como hoje, houve muitos pleitos para a vaga.

Repescagem Na época, Lula recebeu Luiz Fachin, hoje de novo cotado para a corte, mas não gostou dele. Advogados dizem que o jurista do Paraná esteve com Dilma Rousseff na semana passada.

Ato secreto Questionada sobre a reunião com Fachin, a Secom (Secretaria de Comunicação) disse que não pode confirmar compromissos da presidente fora da agenda oficial, mesmo os que ocorrem no Palácio do Planalto.

Passivo Em conversa com Dilma nesta semana, o novo presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), reclamou que a sigla perdeu postos na Petrobras e que o Ministério das Cidades é comandado de fato pela secretária de Habitação, Inês Magalhães, ligada ao PT.

Calma Segundo relatos de parlamentares, a presidente disse que pode atender o PP quando Eduardo Campos deixar os cargos ocupados pelo PSB na Esplanada: a pasta de Integração Nacional e a secretaria dos Portos.

Holofote Campos será o único presidenciável no Fórum Empresarial, encontro anual de políticos e empresários que João Doria Jr. promove em Comandatuba (BA). Aécio Neves recusou convite.

Sonháticos 1 Advogados da Rede estudam se vale a pena recorrer à Justiça contra o projeto que restringe acesso de novas siglas ao fundo partidário e ao tempo de TV.

Sonháticos 2 Os aliados de Marina Silva argumentam que o STF dificilmente entrará no mérito de questão de cunho eleitoral recém-deliberada pelo Legislativo. "Não vamos ingressar com ação temerária só para criar fato político", diz André Lima, consultor jurídico da legenda.

On-line José Serra reativou o serviço de newsletter de seu site e passou a distribuir ontem resumo da palestra que fez na semana passada em Brasília. O texto, entitulado "União pela democracia", convoca mutirão de forças políticas para impedir a reeleição de Dilma em 2014.

Outro lado Os advogado Alberto Toron e Celso Vilardi negam que a proximidade com o PT os tenha levado a assumir a defesa de empresas na Operação Fratelli. "Fui contratado pela minha atuação na região'', diz Toron.

Troca da guarda O PPS afastou Soninha Francine do núcleo decisório depois da fusão com o PMN. Davi Zaia, secretário estadual de Gestão Pública, e os deputados Arnaldo Jardim, federal, e Alex Manente, estadual, tomaram as rédeas do Mobilização Democrática em São Paulo.

Barba e cabelo Depois de instalar seu assessor Milton Flávio na presidência do PSDB paulistano, o secretário José Aníbal (Energia) se empenha para manter Pedro Tobias no comando estadual.

Casa nova O ex-secretário municipal de Esporte de São Paulo Bebeto Haddad, que rompeu com o PMDB na eleição municipal, assina hoje a ficha de filiação ao PTB.

*

TIROTEIO

Dez Estados brasileiros com epidemia de dengue e o ministro Padilha tira o dia para fazer política em São Paulo. É o fim da picada.

DO DEPUTADO ESTADUAL CAUÊ MACRIS, sobre a conferência do ministro da Saúde ontem à tarde na Assembleia Legislativa de São Paulo.
p(star). *

CONTRAPONTO

Dia do Índio

Minutos depois da invasão do plenário da Câmara por índios de diversas etnias, na terça-feira, o deputado Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, foi visto no extremo oposto do plenário, subindo as escadas às pressas em direção à Mesa Diretora, fugindo do tumulto.

Questionado se conversara com os índios, minoria que ele próprio disse considerar prioritária quando foi questionado por militantes gays, desconversou:

--Índio é assunto só amanhã. Só amanhã...

No dia seguinte, de fato, a comissão recebeu os índios.

Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

painel

Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página