Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

painel das letras

por raquel cozer  

08/09/2012 - 03h01

Novos rumos da Babel

DE SÃO PAULO

O braço nacional da portuguesa Babel estreou com estardalhaço no ano passado, com a promessa de lançar "autores brasileiros para leitores brasileiros". Acabou virando mistério até para seus poucos autores publicados desde então, como Nei Lopes, Claudia Nina e Edmar Monteiro Filho, que há meses não têm livros nas lojas nem conseguem contatar a editora.

A resposta, diz um executivo do grupo, está na ainda não anunciada separação "amigável" entre acionistas. A Babel portuguesa fica sob comando do empresário Paulo Teixeira Pinto, e a brasileira, com o grupo Ongoing, dono dos jornais "Brasil Econômico" e "O Dia". Na prática, Portugal fica com a alta literatura, e o Brasil, com infanto-juvenis comerciais, de franquias como a Disney.

ESPIONAGEM E PRESTAÇÃO DE CONTAS

A Ongoing deixa a Babel de Portugal num ano de fortes questionamentos da imprensa local sobre o grupo -as polêmicas incluem suspeita de espionagem política.

No Brasil, autores como Edmar Monteiro Filho, finalista do Prêmio SP por "Fita Azul", vinham comprando da editora seus próprios livros para revenda até o estoque ficar indisponível --ele se manterá assim, diz o diretor, Rui Araújo, até a transferência da base da editora de São Paulo para o Rio. Nenhum autor teve prestação de contas, e colaboradores nunca receberam pelos serviços.

HQ
Sai neste ano pela Gal "Bluebeard", álbum dos anos 1990 do roteirista James Robinson --o criador da versão gay do Lanterna Verde. Com o título "Amor Assassino", trata de um matador de herdeiras ricas e terá aqui prefácio exclusivo do ilustrador, Phil Elliott. Está fora de catálogo nos EUA há mais de dez anos.

Amostra 1
Milton Hatoum, JP Cuenca, Cristovão Tezza e Patricia Mello estão entre os autores que o governo levará a Frankfurt neste ano, quando o Brasil dará uma amostra de sua participação na feira como convidado de 2013. A programação será anunciada na segunda, mas já está no site do evento.

Amostra 2
Haverá mesas sobre pequenas editoras e best-sellers nacionais. Uma happy hour diária fará analogia da nossa literatura com a caipirinha, oferecida com diversas frutas. "A versão com limão é só o começo. Da mesma forma, a literatura brasileira tem muito mais a oferecer", diz a apresentação.

Outros tons
A Lafonte estreia até fevereiro seu selo de romances, com "Release Me", de J. Kenner, que vem sendo apontado nos EUA como futura resposta de peso para "Cinquenta Tons".

Os outros "Carcereiros", do colunista da Folha Drauzio Varella, sai com 80 mil cópias no dia 1º. Antes, provas da segunda parte da trilogia iniciada com "Carandiru" --que ficou quatro anos nas listas e é um dos mais vendidos da Companhia das Letras- serão sorteadas entre leitores no blogdacia.com.br

Outro Stone
Em outubro, a Évora lança a autobiografia de Ron Wood, dos Rolling Stones. De 2007, é bem mais comedida que a do colega Keith Richards, "Vida" (Globo, 2011), que entrou até em pequenos detalhes anatômicos de Mick Jagger.

50%
Após a parceria da Cosac Naify com livrarias para um dia de 50% de descontos em todo o catálogo, é a vez do Instituto Moreira Salles. De 17 a 23/9, os livros de fotografia do instituto sairão pela metade do preço na loja IMS da Cultura e no site da livraria.

painel das letras

Raquel Cozer é jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. É colunista e repórter da 'Ilustrada', na Folha, desde 2012, com passagem anterior pelo caderno de 2006 a 2009. Foi repórter do 'Sabático', no 'Estado de S. Paulo', e do jornal 'Agora', do Grupo Folha. Também trabalhou nas editoras Abril, Globo e Record. Escreve a coluna Painel das Letras, aos sábados.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página