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Quem tem medo da nova estética?
Quando lançou seu livro "Retromania", o escritor inglês Simon Reynolds colocou o debate cultural em uma sinuca de bico: no mundo "pós-internet", onde tudo é acessível a um clique, o passado é quem triunfa.
Boa parte da produção contemporânea seria mero revival e nada de novo haveria no horizonte.
É sinuca difícil de rebater, até porque os exemplos são muitos: bandas antigas que voltam, o gosto por antiguidades, a valorização da moda vintage, Instagram etc.
Mas há uma conversa nova reagindo à retromania. Trata-se do debate sobre a chamada "nova estética" ("new aesthetics", em inglês), que propõe um novo modo de enxergar o mundo.
O foco é o designer inglês James Bridle, que criou um Tumblr dedicado ao assunto (www.new-aesthetic.tumblr.com).
Ele propõe que a distinção entre real e virtual caiu por terra. E diz que nos acostumamos rápido demais a isso, sem dar devida atenção a como a construção da realidade mudou.
Bridle coletou exemplos de imagens do que considera "nova estética", mesclando real e digital.
É quase um exercício de reeducação visual (veja, por exemplo, os vídeos radicais de Keith Lafuente: bit.ly/MTQ2JY).
O debate tem bons desdobramentos, como um texto escrito por Bruce Sterling dando bronca na "nova estética". E já é influência para designers e artistas.
Assim que a ficha cai, dá para ver que a tal da "nova estética" está em toda parte e convive com o passado triunfante de Simon Reynolds. O que nos faz lembrar que o futuro está por aí --é só enxergar.
Ronaldo Lemos é diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e do Creative Commons no Brasil. É professor de Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito da UERJ e pesquisador do MIT Media Lab. Foi professor visitante da Universidade de Princeton. Mestre em direito por Harvard e doutor em direito pela USP, é autor de livros como 'Tecnobrega: o Pará Reiventando o Negócio da Música' (Aeroplano) e 'Futuros Possíveis' (Ed. Sulina). Escreve às segundas.
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