Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

tales andreassi

 

21/10/2012 - 06h39

Ganhos de escala

DE SÃO PAULO

Se você quiser ser um empreendedor e orientar o seu negócio para o crescimento, então precisará conhecer o conceito de escala.

À medida que aumenta a quantidade de bens produzidos, você consegue diminuir o custo desses produtos, pois pode comprar quantidades maiores de suprimentos e negociar melhores preços. A isso chamamos de economia de escala.

Um software é um bom exemplo de um produto em que esse conceito é bem evidente. O empreendedor gasta alguns milhares de reais para produzir um programa, mas o custo para replicá-lo e distribuí-lo é muito baixo, já que isso pode ser feito por download pelo comprador do software.

No ramo de alimentação, uma forma de se conseguir escala é formatar um modelo de negócio e expandi-lo por meio de um sistema de franquias.

É possível também obter economia de escala de forma indireta.

Algumas companhias, como as do setor de farmácias ou de construção, fazem parte de redes para compras coletivas. Um grupo de pequenas empresas se junta para comprar matérias-primas coletivamente. Como o volume de produtos adquiridos é maior, os fornecedores diminuem o preço final dos produtos vendidos.

O empreendedor tem de quebrar a cabeça para conseguir tornar seu negócio escalável, pois é isso que irá garantir seu crescimento. Fazer alianças com outras empresas, seja na compra de suprimentos ou na distribuição dos bens, pode ser um bom começo.

tales andreassi

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

1499

1499

Reinaldo José Lopes

Comprar
Por que o Brasil É Um País Atrasado?

Por que o Brasil É Um País Atrasado?

Luiz Philippe de Orleans e Bragança

Comprar
Viva La Revolución

Viva La Revolución

Eric Hobsbawm

Comprar
Tirando de Letra

Tirando de Letra

Wilma Moura, Chico Moura

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página