Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 

teté martinho

 

01/07/2012 - 02h30

Salão de chá oferece 60 sabores

DE SÃO PAULO

A Talchá não é bem uma loja. É um minissalão de chá com poucas mesas e uma estante alta que abriga livros e acessórios bacanas, numa diagramação de capa de revista de decoração. Pela estirpe das mesas, cadeiras, bules, xícaras, latas -para não falar dos espetaculares lustres-esculturas de varetas metálicas-, você poderia achar que a especialidade da casa é design, e não chá. Não sei você, mas eu gosto disso.

Apesar da configuração minimalista, a oferta é vasta. O produto principal são mais de 60 chás exóticos, de procedências diversas e em misturas originais. Verdes, brancos, pretos, com aroma de fruta ou botões de flor que abrem na água, custam a partir R$ 28 (100 g). Que sirva de consolo o livreto chiquérrimo que vem junto, explicando cores, "blends" e formas de preparo.

Maria do Carmo/Folhapress
Chás com pão de queijo de mandioquinha da loja Talchá, no shopping Higienópolis (centro de São Paulo)
Chás com pão de queijo de mandioquinha da loja Talchá, no shopping Higienópolis (centro de São Paulo)

Entre os utensílios, a maioria gringa, há os lindos -conjuntos de inox, louças com pássaros pousados nas asas- e as frescuras especializadas, caso da capa de neoprene para vestir o bule. Como sabe qualquer pessoa verdadeiramente viciada em chá, nada que não dê para viver sem.

Por fim, há uma carta de chás quentes e frios para tomar lá, acompanhados por "muffins" e até um bom escondidinho. Carta, no caso, não é força de expressão, já que cada um é descrito com riqueza de detalhes, dos feitos com "folhas colhidas nos primeiros dias da primavera" aos que contêm "antioxidantes,
vitaminas C e E, zinco e potássio".

Podia ter sucumbido à preguiça que qualquer traço de exagero gourmet me inspira. Mas eis que, pelo contrário, puxo a mantinha Trousseau que cabe à minha mesa e tomo um Zen (coco, gengibre, canela e amêndoas, R$ 8,90), pensando que descobrir os encantos do chá não deixa de ser um exercício de sutileza salutar, numa cultura viciada em sabores óbvios e excessivos.

CONCLUSÃO: chá de luxo
Talchá. Shoppping Pátio Higienópolis. Av. Higienópolis, 618, Higienópolis, região central, tel. 3823-3744.

teté martinho

Teté Martinho é jornalista. Com passagens pela Folha e editoras Abril e Globo, trabalha hoje com criação editorial nas áreas de arte, design, consumo e viagem.

 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página