Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2011 - 11h57

Jardinagem urbana ganha adeptos entre os alemães

DA DEUTSCHE WELLE, NA ALEMANHA

A moda da jardinagem urbana, a chamada "urban gardening", ganha cada vez mais força entre os alemães. Mensagem política, estilo de vida e busca pela natureza estão entre as possíveis causas do fenômeno.

A chamada "urban gardening" (jardinagem urbana) é uma tendência da estação e um dos temas favoritos da mídia alemã. Onde não há asfalto, como ao redor de árvores à beira da estrada, os moradores plantam flores e grama --e sem pedir permissão. Outros cultivam vegetais em terrenos baldios e alguns donos de restaurantes colocam tantos vasos diante de seus estabelecimentos, que chegam a parecer floriculturas.

Ainda não existe um termo em alemão para tal fenômeno, mas há tentativas de explicá-lo. Em 2011, saiu o primeiro livro sobre o tema: "Urban Gardening: über die Rückkehr der Gärten in die Stadt", editado por Christa Müller. O volume discute a resistência ao neoliberalismo e a busca por alternativas aos grandes supermercados. Mas quantas mensagens políticas escondem-se em uma cenoura ou em amores-perfeitos sob uma árvore de rua?

Continua...

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página