Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2011 - 14h23

Parlamento dinamarquês aprova retomada do controle de fronteiras

DA DEUTSCHE WELLE, NA ALEMANHA

A Comissão de Finanças do Parlamento da Dinamarca aprovou na sexta-feira (01) o projeto do governo de retomar o controle de fronteiras no país. Antes, o Parlamento havia rejeitado um requerimento da oposição pedindo o cancelamento do projeto.

Pressionado pelo Partido do Povo Dinamarquês, de extrema direita, a Dinamarca havia anunciado em maio passado, sem consulta aos outros países do Espaço Schengen, a intenção de restabelecer o controle alfandegário permanente nas suas fronteiras. O governo dinamarquês alega que o controle é necessário para melhorar o combate à criminalidade.

O projeto foi criticado pela União Europeia e pela Alemanha, país que faz fronteira com a Dinamarca, pelos riscos que representa para a livre circulação prevista no Acordo de Schengen.

O ministro dinamarquês dos Impostos, Peter Christensen, disse à agência de notícias DPA que o controle será retomado na terça-feira (5).

Inicialmente haverá 30 guardas a mais na fronteira com a Alemanha e outros 20 na fronteira com a Suécia. Eles farão um controle por amostragem. "A grande maioria dos viajantes não vai perceber nada", assegurou.

Continua...

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página