Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Fábio Bibancos de Rosa

Quem é ele?

Fábio Bibancos de Rosa, 43 anos, casado, tem um filho. Nasceu em São Paulo (SP).

*Dados de 2006

A Turma do Bem foi fundada em 2002 e reúne 650 dentistas que atendem gratuitamente em seus consultórios crianças de baixa renda com graves problemas de saúde bucal e 400 voluntários que trocam correspondências com menores que vivem em abrigos

Beneficiários diretos: 1.150 crianças atendidas até os 18 anos (desde 2002) e 400 que recebem correspondências

Orçamento em 2006: R$ 84.201 (80% de doações e parcerias e 20% de vendas de produtos e eventos)

Alcance: Atua em cinco Estados brasileiros (PR, SP, RJ, MT e RO), além de no Distrito Federal

www.turmadobem.org.br

Dentista recupera sorrisos perdidos

Como num passe de mágica, crianças resgatam a auto-estima; projeto tem 1.050 voluntários

BRUNA MARTINS FONTES
da Folha de S.Paulo

Quem abre um belo sorriso consegue muita coisa. O dentista Fábio Bibancos, 43, sabe bem disso. Com o seu, largo e franco, cativa colegas e financiadores e faz crescer a Turma do Bem, que atende crianças e adolescentes de baixa renda com graves problemas bucais.

Como esse bem-humorado paulistano não é o tipo de cara que gosta de rir sozinho, divide a alegria com esses jovens que, como num passe de mágica, voltam a sorrir e ganham confiança para conversar, flertar e até buscar o primeiro emprego. "O foco não é a boca, mas o bem-estar do indivíduo", diz.

Ainda no colégio, o menino nascido no Ipiranga (zona sul), que se avizinha a uma das maiores favelas do país, a de Heliópolis, teve o primeiro contato com o outro lado do muro. "Estudei em colégio jesuíta e uma hora precisava escolher entre esporte e trabalho social. Detestava ficar com a turma dos atletas, toda aquela competitividade, então entrei para a alternativa, que tocava violão e ia para a favela."

Tentação

O menino tomou gosto pela ação social, mas não sucumbiu à tentação de virar padre. "Tudo o que a gente queria fazer de gostoso era proibido", sorri, ladino. Para conciliar a vontade de ajudar os outros à habilidade manual, decidiu ser dentista.

Em tempos de abertura política, descobriu a força de lutar pelo que acha justo, como mais democracia na universidade -com direito a discurso libertário na festa de formatura. "Meu pai morria de medo do 'dópis' [o extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social]", relembra, caprichando no sotaque italiano.

Formado, não demorou para voltar a ter um pé em cada mundo. Seu amigo Marco Ricca, ator, foi trazendo a seu consultório alguns colegas de profissão. O boca a boca cresceu tanto que Fábio ganhou o apelido de "dentista das estrelas".

Retomou as ações sociais, como a idealização do "Adotei um Sorriso", da Abrinq (associação de fabricantes de brinquedos). Perfeccionista, saiu por achar que podia melhorar e, aos poucos, foi montando a Turma do Bem, que, além de 650 dentistas, reúne 400 voluntários que trocam correspondências com crianças que vivem em abrigos.

Encrenqueiro

Usando seus instrumentos, Fábio quer tratar o que o sistema público não atinge. Para isso, a Turma do Bem vai a escolas públicas e aplica um questionário chamado de índice de prioridade para saber quem mais precisa de tratamento.

"Cárie pequena, aplicação de flúor, eu não pego. Só tratamos o que o Estado não cobre", reforça. Fábio está sempre pinçando os profissionais perfeitos para o projeto e ensina coordenadores regionais a replicar sua estratégia. "Sabe aquele encrenqueiro, aquele que não se conforma? Esse que tem veia para o projeto."

De colega em colega, já providenciou tratamento a 1.150 crianças e adolescentes em 150 cidades do país. Todos são atendidos até os 18 anos e em consultórios particulares. "Todos merecem tratamento, mas não em qualquer lugar. Quero que os dentistas atendam em seu consultório, onde têm os melhores equipamentos e oferecem qualidade máxima."

Apesar de se confessar um grande controlador quando se trata das rédeas do projeto, não quer tudo para si. "É difícil ser o chefão. Eu gosto de dividir."
 

"Temos um enorme poder de articulação no consultório"

BRUNA MARTINS FONTES
da Folha de S.Paulo

Na faculdade, Fábio Bibancos teve uma disciplina de atendimento a comunidades carentes, mas não aprovou a experiência. "Foi horrível, catastrófico. A gente extraía dente, e o cara cuspia no balde. Não era daquela maneira que eu queria ajudar", lembra.

Fora dos bancos escolares, ele começou a perceber que o dentista tinha em mãos um instrumento decisivo para transformar a realidade que o cerca.

"Os dentistas têm um baita poder. Nós somos profissionais da elite, por nossas cadeiras passa gente muito importante: políticos, empresários, jornalistas. Temos um enorme poder de articulação dentro do consultório, com pacientes fidelizados, já que alguns tratamentos são demorados. Precisamos, então, saber articular o que cada um pode fazer para ajudar", raciocina.

Um contestador constantemente em movimento, Fábio não pára um segundo de pensar em como aprimorar o atendimento. Professor, autor de livros e mediador de um "vídeochat", aposta no conhecimento para melhorar a vida das crianças que atende.

"Na faculdade, a gente era obrigado a fazer aquilo e não tinha muito respaldo científico para discutir. Fui atrás de aprender para melhorar e poder dar informação para que as pessoas possam decidir o que é melhor para si, em vez de ficarem totalmente à mercê de um diagnóstico."

 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página