Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Joaquim de Melo Neto

Quem é ele?

Joaquim de Melo Neto, 46 anos, Teólogo e Educador, casado, sem filhos, nasceu em Recife e vive em Fortaleza

O Instituto Palmas é gestor e único certificador de bancos comunitários no Brasil, que estimulam a geração de trabalho e o desenvolvimento econômico de comunidades de baixa renda

* Dados de 2008

Inovação: Criou o Banco Palmas, o primeiro comunitário do país e o mais importante, e introduziu um modelo inédito com propriedade e gestão da comunidade

Impacto social: A rede de bancos comunitários já atendeu cerca de 200 mil pessoas no país

Sustentabilidade: Orçamento de R$ 776 mil (2007); possui carteira de crédito de até R$ 1 milhão

Alcance/replicação: Abrange 33 municípios de seis Estados (CE, PI, MA, BA, ES e MS), além da Venezuela; a metodologia está sistematizada para replicação

www.institutopalmas.org.br

Realeza na periferia

Teólogo e líder comunitário cria modelo inovador para dinamizar a economia de áreas carentes o capital na comunidade

CÁSSIO AOQUI
da Folha de S.Paulo

João Joaquim de Melo Neto Segundo. O nome é de realeza, mas foi nos grotões do Nordeste que o líder comunitário encontrou o maior tesouro de sua vida: a luta contra a pobreza.

Filho de pai andarilho, Joaquim, 46, como prefere ser chamado, nasceu em Recife e se criou em Belém, mas só encontrou "a parte que lhe cabia nesse latifúndio" em um lixão na periferia de Fortaleza, para onde se mudou aos 22 anos com o objetivo de se formar padre.

Abandonou a batina, mas não sem antes prometer ao cardeal que dedicaria sua vida aos pobres -promessa que cumpre todos os dias há exatos 24 anos no esquecido Conjunto Palmeira, a 18 km da capital.

"Para mim, este é o canto mais lindo do mundo", diz, com o sorriso de "garoto cearense".

Baseado na crença de que "não há pobres, mas, sim, pessoas que empobrecem", desenvolveu um sistema econômico local de enfrentamento da pobreza. Em 1998, criou o primeiro banco comunitário de finanças solidárias do país, o Palmas.

"O Conjunto Palmeira tinha sua riqueza, mas todo dinheiro que entrava saía, como em um balde furado. O pressuposto do banco comunitário é ser a rolha do balde", define Joaquim.

O desafio lançado era desenvolver a economia do bairro a partir da criação de uma rede de "prossumidores" (produtores e consumidores). Para fomentar a geração de renda, lançou instrumentos como crédito com garantia baseada na palavra da vizinhança, suporte à criação de empresas comunitárias e qualificação profissional.

Também trouxe a inovação da moeda social local, o palma, que circula apenas na comunidade-alvo do banco, a fim de estimular a poupança interna.

Mil bancos

A experiência deu certo: hoje são 32 bancos comunitários no país, geridos pelo Instituto Palmas, inaugurado em 2005.

Sonhador e visionário, gesticulador e articulador, Joaquim tem consciência de que essa jornada está apenas no começo. Mas não pensa em tomar outro rumo: "O Instituto Palmas é a minha vida. Abdiquei da vida pessoal, nunca tirei férias, não tive filhos, casei, descasei, casei de novo, nem bom marido sou. Mas me considero privilegiado por conhecer minha missão".

A missão à qual o "moleque cearense" se refere é criar um grande movimento entre os excluídos no Brasil a fim de produzir riqueza e combater a pobreza pelo desenvolvimento.

"Minha tarefa hoje é criar mil bancos comunitários. Temos de levar essa metodologia para o mundo", reitera Joaquim, provando que a nobreza não consta apenas de seu nome.

"Apesar de tudo, sempre vivi de forma lícita. Tudo o que passei no Palmas me constituiu no que sou hoje." - ELIAS LINO DOS SANTOS, 23, gerente da PalmaLimpe e universitário.

 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  

  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página