Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
16/03/2011 - 00h15

Akatu completa dez anos propagando o consumo consciente

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente completou na terça-feira (15) dez anos de fundação. É uma década de trabalho buscando conscientizar e mobilizar os brasileiros pelo consumo consciente. Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, faz parte da Rede Schwab de Empreendedores de Destaque.

Para comemorar o aniversário, a ONG lançou um novo portal, inaugurou seu perfil no Facebook e começou a implementar sua política de comunicação digital integrada. Ao longo do ano, haverá eventos, seminários, oficinas de consumo consciente, exposição, anúncio de novas parcerias e atuação conjunta com outras entidades no Brasil e no exterior (Chile e Estados Unidos, por exemplo).

O próximo debate será dia 23 e tratará do tema Licenciamento Ambiental e Desenvolvimento. Será uma discussão sobre os procedimentos burocráticos relacionados ao licenciamento ambiental em tempos de projetos como a Copa e a Olimpíada.

Consumo consciente

--É consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo.

---É consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

--É consumir de maneira sustentável: deixando um mundo melhor para as próximas gerações.

Consumir implica em um processo de seis etapas que, normalmente, realizamos de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo. O mais comum é as pessoas associarem consumo a compras, o que está correto, mas incompleto. A compra é apenas uma etapa do consumo.

Antes dela, temos que decidir:

--por que comprar

--o que comprar

--como comprar e

--de quem comprar

Após a compra, há mais duas etapas do processo de consumo:

--o uso do produto adquirido

--e o descarte do que foi adquirido.

O instituto propõe que consumo consciente seja ensinado na educação formal como assunto interdisciplinar em todas as escolas , que os governos criem critérios de sustentabilidade nas compras e construções públicas (como para os estádios da Copa 2014) e que as empresas mudem processos tecnológicos para serem mais sustentáveis. Tudo isso só será possível e realidade com muita pressão dos consumidores.

Para conhecer dicas sobre consumo consciente de água, energia, alimentos, resíduos, transporte, entre outras ações que podem ser incluídas no dia a dia, acesse o site www.akatu.org.br.


 
Patrocínio: Coca-Cola Brasil e Portal da Indústria; Transportadora Oficial: LATAM; Parceria Estratégica: UOL, ESPM, Insper e Fundação Dom Cabral
 

As Últimas que Você não Leu

  1.  
  • Realização
  • Patrocínio
    • CNI
    • Vale
  • Parceria Estratégica
  • Parceria Institucional
  • Divulgação
    • Aiesec
    • Agora
    • Brasil Júnior
    • Envolverde
    • Endeavor
    • Ideia
    • Make Sense
    • Aspen
    • Semana Global de Empreendedorismo
    • Sistema B
    • Avina

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página