Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2010 - 14h46

Medidor digital de pressão é menos preciso

Publicidade

RACHEL BOTELHO
DE SÃO PAULO

Um estudo de técnicas de medição da pressão arterial sugere que a digital mostra, em média, dois pontos a menos do que a tradicional.

Entre pacientes idosos, a discrepância foi três vezes mais frequente do que entre os mais novos, segundo a pesquisa do Good Samaritan Hospital, em Los Angeles.

"A artéria do idoso é mais rígida, o aparelho digital tem mais dificuldade para captar o pulso", diz César Jardim, supervisor do pronto-socorro do Hospital do Coração.

No Brasil, a maioria dos médicos usa a técnica tradicional, mas muitos hipertensos têm medidor digital.

"O aparelho fornece uma informação para o médico, mas orientamos o paciente a levá-lo na consulta, para comparar as duas medidas e ver se tem diferença entre um e outro", diz Jardim.

O modelo antigo, auscultatório (de escutar, em latim), usa um estetoscópio -posicionado no braço do paciente, acima da artéria- e um manômetro de mercúrio.

Com ele, o médico ouve quando o som do pulso é mais alto (correspondente à pressão sistólica, máxima) ou abafado (pressão diastólica, mínima) e confere a pressão, em milímetros de mercúrio, em cada ponto.

O aparelho mais novo, chamado oscilométrico, calcula as pressões sistólicas e diastólicas com base na média e requer menos prática do usuário.

A pesquisa comparou as medidas de 337 pacientes. O número mais alto foi 13,1 no aparelho digital, para 13,3 no manômetro. A pressão diastólica deu 7,0, contra 7,2.

Para 7% das pessoas, a diferença ficou entre 1 e 1,5 ponto; 4% tiveram uma diferença de 1,5 a 2 pontos.

"Essa diferença pode representar uma mudança de conduta médica", diz Jardim.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página