Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2010 - 14h48

Tamanho do cérebro de mulheres muda durante ciclo menstrual

Publicidade

DA NEW SCIENTIST

O tamanho do cérebro de uma mulher muda durante seu ciclo menstrual, com algumas áreas crescente até 2% na véspera da ovulação, quando as mulheres estão no pico da fertilidade.

Belinda Pletzer e sua equipe da Universidade de Salzburg, na Áustria, obteve imagens cerebrais de mulheres durante seus ciclos menstruais usando um aparelho de ressonância magnética.

Em mulheres que não estavam tomando contraceptivos, a equipe encontrou um aumento no volume de massa cinzenta cerebral nos giros para-hipocampal e fusiforme, ambos no lado direito do cérebro. Essas áreas estão envolvidas em atividades de localização espacial e reconhecimento de faces.

Segundo Pletzer, as mudanças no cérebro aumentam as habilidades de mulheres reconhecerem faces, corpos e paisagens, o que poderia ajudá-las a encontrar um parceiro.

No entanto, as mudanças duram pouco. Após a ovulação, o aumento nos níveis de progesterona fazem com que os giros cerebrais voltem para seus tamanhos originais.

A equipe também descobriu que mulheres usando contraceptivos tinham hipocampo e cerebelo, áreas ligadas a memória e movimento, maiores que um grupo controle.

"A pílula pode exagerar comportamentos típicos de mulheres, como habilidades linguísticas e de memória superiores", diz Pletzer.

O estudo foi publicado na revista especializada "Brain Research".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página