Publicidade
Publicidade

Relembre declarações polêmicas do prefeito do Rio sobre a Olimpíada

Nesta segunda-feira (11), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, deu mais uma declaração polêmica em relação aos Jogos Olímpicos do Rio. Desta vez, Paes afirmou em entrevista os jornal britânico "The Guardian" que a Olimpíada é uma "oportunidade perdida".

Durante o ano olímpico, o prefeito viveu momentos otimistas e pessimistas. Relembre-os.

Vanderlei Almeida - 21.jun.2016/AFP
Rio's mayor Eduardo Paes, offers a press conference on June 21, 2016 in Rio de Janeiro, Brazil, to give the figures of the cost of the works carried out for the Olympic and Paralympics Games Rio2016. / AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante entrevista coletiva

*

11/01/2016 — "Não é só roubalheira"

"Quando eu digo que a Olimpíada é do Brasil, é porque precisamos mostrar que o país não é só Lava Jato, só roubalheira, não é só falta de planejamento, com obra não terminando no prazo", em entrevista exclusiva à Folha.

28/01/2016 — Poluição da Baía de Guanabara

"Para mim a baía de Guanabara não é um tema olímpico, mas sim da região metropolitana. É um desafio e não tivemos o problema resolvido ali", disse sobre a poluição da Baía.

12/02/2016 — Zika

"Não quero minimizar o vírus da zika. É um problema do Brasil. Não é um tema olímpico. Temos um fato que é um desconhecimento sobre a zika. Temos mais casos de dengue do que de zika", disse Paes, após visita às instalações reformadas do Parque Aquático Maria Lenk, local das competições de polo aquático e saltos ornamentais.

02/05/2016 — "Chororô e vergonha na cara"

"Já está atrapalhando demais o Rio esse chororô. Agora está na hora de trabalhar. Confio no governador Dornelles e espero que ele coloque o secretariado para arregaçar as mangas e pare de tanto blá-blá-blá. É muita reclamação o dia inteiro", disse contrariado com o roubo de equipamentos de duas redes de TV alemãs.

"O Albert Schweitzer e o Rocha Faria custavam R$ 500 milhões e estamos pagando R$ 300 milhões. Se tiver vergonha na cara, capacidade gerencial e administração, vai resolver os problemas", afirmou sobre o risco de interrupção no serviço estadual de saúde durante a Olimpíada.

21/06/2016 — "Quebrado"

"A Prefeitura é quem banca a maior parte da Olimpíada. Se fosse para alguém estar quebrado por causa dos Jogos era o município, não o Estado. A crise do Estado não é por causa dos Jogos".

"O Estado está fazendo em cinco, seis anos o que não fez em toda a história do metrô. Conseguiu construir 16 quilômetros numa região muito complicada. O Estado conseguiu um milagre".

04/07/2016 — "Trabalho terrível"

" [A segurança] É o tema mais importante no Rio, e o Estado está fazendo um trabalho horrível. Eles estão falhando em cuidar da segurança", disse em entrevista exclusiva ao canal "CNN".

05/07/2016 — Chicago, Nova York ou Londres

"O que nos fez sensibilizar os eleitores do Comitê Olímpico Internacional foram as mazelas do Rio de Janeiro. Mostramos cenas de engarrafamento, enchentes, problemas de infraestrutura. Essa foi a razão pela qual vencemos os jogos. Não venham aqui esperando Chicago, Nova York ou Londres. Comparem o Rio com o Rio", disse o prefeito, que participou da inauguração do Museu da Cidade Olímpica, ao lado do Engenhão.

11/07/2016 — "Oportunidade perdida"

"Essa é uma oportunidade perdida. Não estamos nos apresentando bem. Com essa crise econômica e política, com todos esses escândalos, este não é o melhor momento para estar nos olhos do mundo."

"Nunca houve tanta transformação nesta cidade para as pessoas pobres [do Rio]", disse Paes. "Os Jogos Olímpicos são uma grande inspiração para que as coisas sejam feitas."

24/07/2016 — "Cangurus"

"É um dia para se comemorar. A Vila é incrível, mais bonita e melhor que a de Sydney. É natural que você tenha algum tipo de ajuste a fazer, mas vamos fazer os australianos se sentirem em casa aqui. Estou quase botando um canguru para pular na frente deles", brincou em resposta às críticas do estado da Vila Olímpica feita pelos australianos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade