Publicidade
Publicidade

Confederação de Judô diz que Brasil teve 'preparação melhor do que o resultado'

O judô brasileiro teve um resultado em casa pior do que Londres-12, quando conquistou um bronze a mais. Na Rio-16, foram no total um ouro e dois terceiros lugares.

De um lado, foi a segunda melhor campanha na história da Olimpíada. De outro, o judô masculino teve o pior desempenho desde Moscou-80.

A equipe brasileira acumulou resultados abaixo do esperado e teve apenas uma boa surpresa, mas que não resultou em pódio.

"A equipe teve uma preparação melhor do que o resultado. Mas é preciso ressaltar que nenhum país, além de Japão e França, conseguiram mais do que três medalhas", disse o gestor de alto rendimento da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Ney Wilson.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

O Brasil terminou em sexto no quadro de medalha do esporte, mesma posição de quatro anos atrás.

A CBJ tinha como meta melhorar o resultado em relação aos últimos Jogos, seja em qualidade (um ouro e uma prata, por exemplo), seja em quantidade de medalhas.

Ou seja, se conseguisse um ouro e uma prata, a meta teria sido atingida por superar qualitativamente o ouro e os três bronzes de quatro anos atrás. Cinco bronzes também atenderiam ao esperado, quantitativamente.

"Não dá para dizer que foi um resultado ruim, olhando para dentro do judô. Mas tínhamos potencial para conseguir mais", disse Wilson.

A confederação acreditava ter sete atletas com chances reais de subir ao pódio. A judoca Sarah Menezes não conseguiu chegar ao bicampeonato. Érika Miranda medalhou em todos os Mundiais do ciclo olímpico, mas ficou fora do pódio.

Esperava-se também que Mayra Aguiar chegasse à final da categoria meio-pesado (até 78 kg). Ela conquistou o bronze.

A surpresa positiva ficou por conta de Mariana Silva, que avançou até as semifinais. Mas ela acabou sem medalhas.

A medalha de Rafael Silva livrou a equipe masculina de ficar pela primeira vez fora do pódio desde Moscou-80. Ainda assim, é a pior campanha dos homens nos últimos 36 anos –no período, eles obtiveram sempre mais de uma medalha ou um ouro.

"Esse resultado nos obriga a ter preciso ter uma reflexão", disse Ney Wilson.

Brasileiros classificados para a Olimpíada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade