Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2007 - 11h51

Grandes consumidores de energia discutem economia e clima em Berlim

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Os 20 maiores consumidores de energia do planeta iniciaram ontem (10) uma reunião em Berlim para um "acordo" entre economia e clima e avançar no diálogo com os países emergentes antes da conferência de Bali (Indonésia).

"Devemos reconciliar as políticas econômica e climática, não confrontando o peso, mas as possibilidades", declarou o ministro alemão da Economia, Michael Glos.

Os países que se mostram pouco decididos a fixar metas obrigatórias de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, como Estados Unidos, China e Índia (justamente os maiores poluidores do planeta) argumentam que a política climática freia o crescimento.

Segundo o ministro alemão do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel, não há esforços no sentido de formalizar metas que sucedam o Protocolo de Kyoto, cujo vencimento se dará em 2012. "No momento atual, não há formalmente nenhuma disposição dos países emergentes e em desenvolvimento em participar de negociações para um marco internacional no âmbito das Nações Unidas"

Na reunião de Berlim participam, até hoje, os países do G8 (Alemanha, França, Itália, Rússia, Japão, Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha) e os grandes emergentes (China, Índia, Brasil, México e África do Sul), assim como representantes da ONU, do Banco Mundial e da sociedade civil.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página