Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2008 - 14h10

Reunião da Comissão Baleeira "iniciou novo processo", diz Japão

Publicidade

da Efe, em Tóquio

O Japão afirma que a reunião da Comissão Baleeira Internacional (CBI) realizada no Chile foi "um sucesso", e que marcará o início de "um novo processo" para a regulamentação da caça às baleias. "O encontro foi um sucesso porque decidimos formar um pequeno grupo de trabalho, identificamos os primeiros passos", afirmou Joji Morishita, porta-voz da Agência de Pesca Japonesa.

A CBI, formada por 81 países, decidiu no final de junho, em Santiago, manter a atual situação sobre as baleias e criar um grupo de trabalho a fim de tentar aproximar posições entre conservacionistas e caçadores de baleias.

Morishita, que compareceu ao Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão (FCCJ, em inglês), em Tóquio, considerou que a decisão tomada "não garante o sucesso" das negociações, mas destacou que se trata do "começo de um novo processo que inclui mais desafios".

"Para as novas negociações, que serão difíceis, será preciso mais inteligência, vontade e compromisso", indicou o porta-voz, que esteve presente na 60ª reunião da CBI.

O trabalho em consenso da 60ª reunião da CBI indica que nenhuma resolução será submetida a votação, entre elas a proposta japonesa para reabrir a caça litorânea de baleias e a de Brasil, Argentina e África do Sul, de criar um santuário no Atlântico Sul.

O porta-voz da Agência de Pesca japonesa se referiu ainda à possibilidade de o Japão deixar a CBI, apesar de ter afirmado que o país deverá "continuar pelo menos até a reunião do próximo ano na Ilha da Madeira (Portugal)", quando mudará a presidência.

Para o futuro, o Japão se comprometeu a tentar chegar a um acordo que possa ser aceito pela maioria dos membros da Comissão, e a buscar um equilíbrio entre conservação e uso sustentável dos recursos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página