Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2008 - 10h22

Protesto ambiental em aeroporto londrino acaba com 39 detidos

Publicidade

da Efe, em Londres

A polícia britânica deteve hoje 39 pessoas no aeroporto de Stansted, ao norte de Londres, depois de cerca de 50 ativistas ambientais ocuparem uma área de segurança próxima à pista, informaram fontes oficiais.

O protesto, organizado pelo grupo ecologista Planet Stupid, começou por volta de 1h15 (de Brasília), o que obrigou as autoridades do aeroporto a fecharem a pista como medida de precaução. O local foi reaberta pouco depois das 6h.

Segundo fontes do aeroporto, 21 vôos tiveram de ser cancelados, enquanto outros sofreram atrasos.

O operador do aeroporto de Stansted confirmou que a pista foi fechada por "razões de segurança" e advertiu aos passageiros que seus vôos poderiam sofrer atrasos.

Segundo fontes policiais, todos os ativistas foram retirados da área onde montaram o protesto.

Uma porta-voz do Planet Stupid informou que os ativistas se acorrentaram nas proximidades da pista e continuarão com o protesto "pelo tempo que for necessário".

O grupo decidiu iniciar o protesto após a decisão do governo britânico de autorizar a expansão do aeroporto de Stansted com a construção de uma segunda pista. Segundo a organização, a aviação é uma indústria que polui o ambiente muito rapidamente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página