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Ônibus de São Paulo e do Rio de Janeiro já circulam com diesel menos poluente, dizem entidades
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da Agência Brasil, em São Paulo
Os ônibus das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estão sendo abastecidos com um combustível menos poluente, com quantidade de enxofre 90% menor do que o utilizado até o final de 2008. A medida integra a primeira fase do acordo judicial firmado entre Ministério Público Federal (MPF), empresas e órgãos federais para redução do nível de enxofre do diesel vendido no país.
De acordo com os sindicatos de empresas de transporte coletivo de São Paulo e Rio de Janeiro, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado em setembro. A frota de ônibus das duas maiores cidades do país é primeira a usar o diesel menos poluente.
O MPF, que acompanha o cumprimento do TAC, informou na segunda-feira (5) que não há notícias sobre desrespeitos aos termos do acordo. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, todos signatários do acordo --Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Petrobras e Ministério do Meio Ambiente-- devem enviar relatórios sobre as ações tomadas para a adequação. Assim o MPF, poderá monitorar a questão.
Desde 1º de janeiro, eles não podem mais rodar com o combustível tipo S500 --com 500 partes por milhão (ppm) de enxofre no diesel. Só podem usar o diesel S50 --com 50 ppm de enxofre.
"Os ônibus de todas as empresas já estão rodando com o diesel S50", garantiu o gerente de Operações da Fetranspor, Guilherme Wilson, referindo-se aos cerca de 7.500 ônibus, de 45 empresas cariocas de transporte coletivo urbano. "Agora, vamos analisar, ônibus por ônibus, o quanto a mudança no combustível reduziu a quantidade de poluentes emitidos", informou.
De acordo Guilherme Wilson, pesquisas realizadas por algumas montadoras demonstram que o corte de 90% no nível de enxofre causa uma queda de 10% a 40% da emissão de partículas poluentes. Esse material particulado, disse Wilson, está entre as substâncias mais danosas ao ser humano emitidas pelos automóveis, ônibus e caminhões movidos a diesel.
"Ao que tudo indica, o abastecimento com diesel S50 está sendo feito", complementou Carlos Alberto de Souza, diretor-executivo da SP-Urbanuss.
Souza explicou que não foi possível consultar as 16 empresas filiadas ao sindicato para checar a adaptação. Afirmou, contudo, que seguramente a grande maioria dos 8.400 ônibus da frota paulistana já usa o diesel com menos enxofre.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as próximas fases do TAC preveem a substituição de todo diesel vendido em Belém, Fortaleza e Recife para o dia 1º de maio.
A partir de agosto, será a vez da substituição do diesel dos ônibus que rodam em Curitiba.
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